6.24.2011

Varizes: problema que também afeta homens

Sedentarismo e genética são cruciais para aparecimento do mal. Acúmulo de sangue causa dor, inchaço, queimação e sensação de peso e cansaço nas pernas

Rio - Se você pensa que sofrer de varizes é problema só de mulher, está enganado. Estudos internacionais revelam que 20% das pessoas que sofrem do mal são do sexo masculino. Especialistas alertam sobre a importância do tratamento entre os homens, a fim de evitar problemas como inchaço nas pernas, hemorragias e escurecimento e endurecimento da pele.
Segundo o cirurgião vascular, Eduardo Toledo, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), além da genética, outros fatores são responsáveis pelos aparecimentos dos vasos. “A profissão geralmente é um fator desencadeante. Homens sedentários, que ficam muito tempo parados e em pé tendem a sofrer com varizes”, afirma.
Neste caso, a recomendação é “mexer os pés” — mesmo sentado — e fortalecer com exercícios a musculatura da pena. “As varizes são veias que se dilatam progressivamente, acumulando sangue na região. Causam dores, sensação de peso, cansaço e queimação. A contração muscular e a pressão dos pés ao caminhar empurram o sangue para cima e evitam esse acúmulo”, explica Eduardo.
Tratamentos reduzem mal
Não é preciso esperar os vasos aparentes sob a pele ficarem maiores e mais grossos para buscar tratamento. Em varizes mais finas, há opção de aplicar injeções com substâncias que irritam e destroem as veias. As mais grossas são removidas com cirurgia.
“Existe também a escleroscopia com espuma, técnica que trata veias finas e grossas com injeção. A droga injetada sob a forma de espuma permite que o medicamento não se misture com o sangue e mantenha sua concentração. Destruir a veia não é prejudicial ao paciente: há uma rede infinita de vasos para compensar um perdido”,.
O dia

Nenhum comentário: