6.24.2011

O genérico do antidepressivo Lexapro poderá ser comercializado no Brasil

A disputa judicial sobre a permissão da venda de genéricos do antidepressivo Lexapro ganhou mais um capítulo anteontem. O desembargador João Batista Moreira, do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, decidiu que cópias do antidepressivo poderão permanecer no mercado até a decisão final do processo, proposto pela fabricante do Lexapro, a Lundbeck Brasil.
"A medida trouxe alívio, mas não estamos tranquilos", disse o vice-presidente da Associação Brasileira de Indústria de Química Fina (Abifina), Nelson Brasil. O setor produtivo acompanha o julgamento da ação, pois avalia que o resultado poderá impactar o registro de novos genéricos.
A Lundbeck sustenta que as empresas interessadas em copiar seu remédio não poderiam usar documentos com dados de suas pesquisas. A empresa diz que as informações estão sob sigilo e só podem ser usadas dez anos após o registro da droga no País - no caso, no fim de 2012.
Se tal justificativa for aceita pela Justiça, diz o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, Odnir Finotti, haveria uma limitação no lançamento dessas drogas. Brasil e ele argumentam que a lei só fixa o prazo de dez anos para produtos veterinários e agrotóxicos.
Estadão

Saiba mais sobre o Lepraxo:
Lexapro ® (escitalopram oxalato) é administrada por via oral uma seletiva de serotonina da recaptação da serotonina (ISRS). Escitalopram é o S-enantiômero puro (isômero individual) do citalopram racêmico derivado bicíclico phthalane. Escitalopram oxalato é designado S-(+) -1 [3 - (dimetil-amino) propil] -1 - (p-fluorofenil)-5 phthalancarbonitrile-oxalato com a seguinte fórmula estrutural:
Lexapro ® (escitalopram oxalato) Ilustração Fórmula estrutural
A fórmula molecular é C 20 H 21 FN 2 O • C 2 H 2 O 4 eo peso molecular é 414,40.
Escitalopram oxalato ocorre como um pó fino, branco a ligeiramente amarelo e é muito solúvel em metanol e dimetil sulfóxido (DMSO), solúvel em solução salina isotônica, pouco solúvel em água e etanol, pouco solúvel em acetato de etila, e insolúveis em heptano.
Lexapro (escitalopram oxalato) está disponível como comprimidos ou em solução oral.
Lexapro comprimidos são revestidos por película, redondos contendo oxalato de escitalopram em dosagens equivalente a 5 mg, 10 mg e 20 mg base escitalopram. A 10 e 20 mg comprimidos são pontuados. Os comprimidos também contêm os seguintes ingredientes inativos: talco, croscarmelose sódica, celulose microcristalina / dióxido de silício coloidal e estearato de magnésio. O revestimento contém hipromelose, dióxido de titânio e polietileno glicol.
Lexapro solução oral contém oxalato de escitalopram equivalente a uma base escitalopram mg / mL. Ele também contém os seguintes ingredientes inativos: sorbitol, água purificada, ácido cítrico, citrato de sódio, ácido málico, glicerina, propilenoglicol, metilparabeno, propilparabeno, e sabor hortelã natural.

Quais são os possíveis efeitos colaterais do escitalopram (Lexapro)?

Obter ajuda médica de emergência se você tiver algum destes sinais de reacção alérgica: erupções cutâneas ou urticária, dificuldade em respirar, inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Chame o seu médico imediatamente se tiver quaisquer novos sintomas ou agravamento, tais como: alterações de humor ou comportamento, ansiedade, ataques de pânico, dificuldade em dormir, ou se você se sente impulsivo, irritado, agitado, hostil, agressivo, agitado, hiperativo (mentalmente ou fisicamente ), mais deprimidas, ou ter pensamentos sobre suicídio ou se machucar.
Chame o seu médico imediatamente se tiver ...
Leia Todos os potenciais efeitos colaterais e ver fotos de Lexapro »

Quais são as precauções a tomar quando escitalopram oxalato (Lexapro)?

Antes de tomar escitalopram, informe o seu médico ou farmacêutico se você é alérgico a ela, ou para citalopram, ou se você tiver quaisquer outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, o que pode causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.
Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico seu historial médico, especialmente de: história pessoal ou familiar de transtornos psiquiátricos (como bipolar / transtorno maníaco-depressiva), história pessoal ou familiar de tentativas de suicídio, problemas de sangramento, doença hepática, convulsões , doença renal, hemorragias do estômago (como úlceras), grave perda de água corporal (desidratação), baixo teor de sódio no sangue (hiponatremia).



Nenhum comentário: