6.22.2011

PÓS-PARTO: VOLTAR À FORMA IDEAL NÃO É IMPOSSÍVEL

Pós-parto: voltar à forma ideal não é impossível

Período pós-parto também requer atenção!

Até o momento do parto mulheres tendem a engordar, em média, até 15kg. Após o período de gestação, a mamãe trava, muitas vezes, uma luta árdua com a balança. Com três filhos e um corpo de dar inveja a muita mulher com menos de 20 anos, a apresentadora Solange Frazão dá algumas preciosas dicas de como entrar em forma após este período.
De acordo com Solange, para ativar a circulação sanguínea e diminuir o inchaço pós-parto, é preciso fazer, imediatamente após o parto, exercícios passivos de flexão e extensão dos pés, pernas e coxas, assim como massagens nessas regiões. Manter uma postura correta, principalmente na hora de amamentar, é importante para evitar que ocorram dores nas costas.
Em relação à alimentação da nova mamãe, nos dias posteriores ao parto, uma dieta equilibrada que forneça em torno de 2500 calorias/dia é fundamental para a manutenção de um bom estado nutricional, para o retorno do peso e contorno corporal, para um bom funcionamento intestinal e uma boa produção de leite. Fibras vegetais são adequadas para esse momento e podem ser obtidas em legumes, verduras, frutas, germe ou farelo de trigo. Amamentar dá sede. Sendo assim, é importante beber líquidos em abundância, principalmente água, leite, suco de frutas e água. Evite o excesso de açúcar, farinhas refinadas e também de gordura animal, frituras e condimentos.
Perda de peso
Para quem está preocupada com o excesso de peso na gravidez, saiba que imediatamente após o parto, pela saída do recém-nascido (mais ou menos 3,5 kg), da placenta (mais ou menos 0,5 kg), do líquido amniótico e de sangue (mais ou menos 1 kg), ocorre uma diminuição em torno de 4,5 a 5,0 kg. Outros 1,5 a 2,0 kg adicionais serão perdidos nos próximos 10 dias pela eliminação do líquido retido no organismo ao longo da gravidez.

Nenhum comentário: