6.23.2011

relacionamento duradouro

Como evoluir com o seu amor e ter um relacionamento duradouro

Tradicionalistas, tremei! Ser feliz no amor não tem a ver com carinho ou boa comunicação. O primeiro passo para fazer seu relacionamento durar é deixá-lo em, acredite, segundo plano — e transformar o parceiro em atalho para o sucesso.

T Como evoluir com o seu amor e ter um relacionamento duradouro Primeiro, o par perfeito da época da faculdade resolve dar um tempo. Depois, um casal de amigos se separa. O motivo: após tantos anos, descobriram que não combinavam mais um com o outro. Como duas pessoas que tinham tanto em comum podem terminar como desconhecidos? Como diria Darwin, é a evolução. Nunca antes na história dos romances foi tão necessário ser bem-sucedido para fazer o outro feliz. Você leu bem. Para os Romeus e Julietas modernos, o combustível que alimenta o amor se chama sucesso pessoal. Mas o que a vontade de aprender, lutar por um emprego melhor, estudar e vencer na vida têm a ver com o relacionamento?
Parceiros da evolução
Todos os dias, você aprende sobre uma banda nova, lê uma notícia de um país distante, descobre o nome de um estilista de quem nunca tinha ouvido falar. Evolui — e só aceita um parceiro que acompanhe a mudança. “Sou formada em direito e fui casada por seis anos com um advogado”, diz Andrea Paternini, 33 anos. “No meio do relacionamento, resolvi trabalhar com eventos e um novo mundo se abriu. Meu ex nunca se interessou por minha nova profissão e, aos poucos, fomos nos distanciando. Apesar de eu ainda amá-lo, ele deixou de contribuir com a minha vida e terminamos tudo.”
Revista Nova 

Na era do descartável é difícil acreditar num relacionamento duradouro. Seria aquele que duraria para sempre? E o sempre existe no Planeta Terra?


É possível investir no seu relacionamento afetivo. Como viver um relacionamento duradouro? O que você deseja? Viver um relacionamento ruim durante dez anos? Ou uma grande paixão de dez dias? Bem. Nem uma coisa nem outra, não é? As receitas prontas não existem. Relacionamento duradouro é aquele, que mesmo com o passar do tempo, se mantém positivo, sólido e confiante. O saldo positivo sempre continua num crescendo de confiança e respeito. Como uma planta que se desenvolve normalmente com luz e água adequadas. Relacionamento duradouro é aquele que está bem para ambas as partes. A questão tempo está envolvida mas nem tanto. Quantos casamentos aparentemente sólidos acabam de repente? Quantas uniões que  se iniciam numa aventura  florescem com o passar do  tempo? Isto é sorte no amor? Será? Não podemos prever as situações e os desfechos, mas podemos saber o que desejamos de um relacionamento. Precisamos saber também o que não desejamos em uma relação. 

   Um trabalho consigo mesmo é necessário, de auto-conhecimento e profunda investigação das suas qualidades e defeitos. Você precisa se conhecer bem para se preparar para um grande amor. Mergulhe no seu passado amoroso. Encontrou algumas marcas indeléveis e sofridas? Sim? Precisa fechar a ferida, esgotar o cálice, resolver o problema. Deste modo, acreditará no seu futuro amoroso. O que você deseja em um relacionamento? Casamento? Companheirismo? Sexo sem compromisso? Se você quer um compromisso sério precisa encontrar uma pessoa que também procure o mesmo. Como apostar num relacionamento duradouro se o pretenso candidato ou candidata diz no primeiro encontro: "Não quero nada sério. Jamais me casarei!" Obviamente, que, com a evolução do relacionamento, as intenções do candidato(a) podem mudar. No entanto, se a pessoa amada mudar, não  será porque  você quer. Jamais! Lembre-se! Ninguém tem o poder de mudar as pessoas!
    Quando você entrar  num relacionamento, precisa acreditar que vai dar certo. Não temos o poder de controlar coisas, acontecimentos ou pessoas. Acreditar que vai dar certo não é garantia para o  total sucesso do relacionamento. O ser humano é uma caixa de surpresas e sempre nos surpreenderá. Você não pode controlar o outro, mas pode observar, controlar ou modificar atitudes que possam melhorar sua relação amorosa.  No entanto, se você não acredita no sucesso do relacionamento, já terá dado o primeiro passo para o fracasso da relação. Para que lutar se você acha que não vai dar certo mesmo? Se você criar possibilidades que venham a ameaçar o relacionamento, sinal vermelho. Jamais ameace seu relacionamento com frases tipo: "Se você agir assim de novo, termino tudo." "Se nosso relacionamento ficar desgastado, arrumo outro." e por aí vai.  Lute para enfrentar os momentos de tormenta, tédio, desgaste, mas lute acreditando que vai dar certo. Dar certo significa que vingará e as bases se manterão sólidas, haja o que houver. Seja uma pessoa realista e perseverante. Funciona mais do que ser apenas um homem ou uma mulher apaixonada. A paixão costuma dar vida ao relacionamento, mas é muito frágil. Ela não suporta os defeitos de um ser humano mortal. Como viver assim um relacionamento duradouro? Lembre-se! Estar apaixonado não é condição para que o relacionamento dê certo. Você não precisa estar apaixonado(a) o tempo todo por seu amor. Os pés na realidade e a cabeça nos sonhos. Perseverança, muita perseverança. Ela vai superar os momentos de raiva, frustração que surgirem como um ciclone na vida do casal.
    Como saber se vale a pena tentar e investir no relacionamento? Você admira a pessoa amada? Possuem valores morais parecidos? A paixão enlouquecida não precisa nada disso. Algumas mulheres se apaixonam facilmente por homens de mau caráter que as maltratam. Ela não sabem explicar. Simplesmente se apaixonam. Ninguém manda na paixão. Ela vem e pronto! E... ela também... vai........ e pronto!
    O relacionamento duradouro precisa do dia a dia para se fortalecer e criar raízes. E, nem sempre, os mais duradouros começaram com uma fulminante paixão. Às vezes, começam com uma amizade gostosa, noutras com a convivência no trabalho, etc. Relacionamento duradouro combina com convivência. Saber que você pode contar com a pessoa amada para o que der e vier: uma noite de amor, um cinema ou mesmo uma companhia para ir ao médico, um ombro para chorar( lembrando o texto do doutor Dráuzio Varella) Relacionamento duradouro combina com "vínculo", "comprometimento". Auto-estima. Preservar a individualidade de cada um. Viver um dia de cada vez. Às vezes, é necessário dar um pulinho no passado, para resgatar um pouco dos bons sentimentos. E um pulo no futuro para que o casal faça alguns planos e invista na  relação. No entanto, a raiz forte de um relacionamento saudável é o dia a dia. Agora! Já! Não deixe para depois aquela conversa séria, o beijo apaixonado, o elogio sincero. Não deixe para amanhã a lingerie nova, o jantar íntimo. Saiba ouvir. Saiba falar. Sem medo da perda. Sem medo de nada. Não deixe guardado o ressentimento, a raiva e a frustração.  A pessoa amada precisa saber o que você sente. Comunicação. Solidariedade. Diálogo. Não sonhe alto demais, senão o tombo poderá ser feio. Não espere aquilo que você sabe que a pessoa amada ainda não pode oferecer. Tem que estar bom para os dois. Vocês são um casal. Dois!
    Um relacionamento maduro precisa também da magia e do encanto dos lençóis macios, do sonho e da fantasia. Como conseguir um relacionamento  duradouro se você somente pensa no futuro? "Ah, não quero mais saber... Quando ele vai marcar o casamento?" Confiança mútua. Autenticidade. Você precisa confiar no seu amor o bastante para entregar o seu coração. Aí, você me pergunta: "E se ele(a) me trair?"Bem, sua cota de perdão deverá ser ativada, se valer a pena. Refletir sobre as possíveis causas desta traição. Refletir se vale a pena investir nesta pessoa. Será que ela o leva a sério? Ou vocês são duas pessoas que olham para direções opostas?
    O homem e uma mulher que desejam viver um relacionamento duradouro têm que cortar esta palavra do vocabulário do amor: eternidade, sempre. O amor terá que ser conquistado e reconquistado todos os dias.  E  tirar aquela coisa insossa  que todos nós temos: "entramos num relacionamento  mais para receber do que para doar." Mesmo com nossos erros , podemos viver um relacionamento duradouro. A palavra "durar" não significa juras de amor eternas. No entanto, a evolução natural de uma relação madura entre duas pessoas que se amam e se respeitam.
            Não deu certo? Mesmo com seu otimismo, boa vontade e amor? Tire lições preciosas deste amor frustrado. E jamais desista de amar novamente!
http://yineyang.sites.uol.com.br
 

Nenhum comentário: