6.22.2011

EXISTE IDADE CERTA PARA SER MÃE?

Existe idade certa para ser mãe?

Fique por dentro deste assunto que sempre tira o sono das mulheres.

Logo cedo, quando ainda estamos na fase escolar, aprendemos que o ser humano nasce, cresce, se reproduz e morre. Então, com o passar do tempo, fazemos planos e começamos a estabelecer metas para o futuro. Normalmente, quando se trata de uma mulher, os filhos estão incluídos na fase dos 25 aos 30 anos. Mas, e se ela precisar adiar um pouco o sonho de ser mãe. Será que existe algum problema em relação à idade? 
   
"O ideal é que a mulher engravide pela primeira vez até os 35 anos, pois, neste período, encontra-se fértil e com o corpo preparado para gerar o bebê. Após os 37 anos, ela começa a ter uma queda da fertilidade e poderá precisar de outros métodos para realizar o sonho de ser mãe", alerta Vinícius Medina Lopes, especialista em reprodução humana.

Contudo, para a felicidade destas mulheres que ainda não conseguiram encaixar a maternidade na sua rotina atribulada, o médico garante que, embora o corpo não tenha as mesmas respostas de quando o nível de fertilidade era pleno, é possível ter uma gravidez saudável após os 40 anos, desde que se tenha um bom acompanhamento e tratamento adequado.

"Algumas mulheres engravidam sem problemas, já outras precisarão de maiores cuidados e terão que ser submetidas a técnicas de reprodução humana, que podem ser de baixa complexidade, (inseminação intrauterina), ou de alta complexidade, (com a fertilização in vitro"), explica o Dr. Vinícius.

Para quem ainda não conhece estes procedimentos, a inseminação intrauterina consiste na preparação do sêmen no laboratório e da introdução no útero na época da ovulação. Neste método, a fertilização do óvulo ocorre espontaneamente na trompa. Já na fertilização in vitro é feita a retirada dos óvulos da paciente e estes são inseminados com o espermatozóide do marido. Aqui, a fertilização ocorre no laboratório e é feita a transferência do embrião após alguns dias para o útero da paciente.

Na verdade, o que importa não é o método que será escolhido, mas sim, a realização pessoal de uma mulher ou de um casal que deseja ter um filho. Por isso, se você já passou dos 35 e quer ser mãe, procure um especialista e escolha o tratamento ideal para o seu caso. "O importante é que toda mulher que sonhe ser mãe com idade mais avançada faça exames periódicos e planeje o sonho dentro de parâmetros reais e seguros",

Nenhum comentário: