6.23.2011

SUCO DE CRANBERRY PODE AJUDAR A COMBATER A ÚLCERA


Suco de cranberry pode ajudar a combater a úlcera
Mais um benefício desta deliciosa frutinha!

O suco de cranberry é muito mais do que uma adocicada e cara bebida que dá um sabor todo especial ao “Cosmopolitan”, drink que ficou famoso com a série Sex and the City. Segundo uma reportagem do jornal norte-americano, New York Times, cientistas estudam a capacidade do suco de combater a bactéria 'Helicobacter pylori' responsável pela úlcera.
De acordo com o texto, cientistas já têm conhecimento de que o suco de cranberry impede, efetivamente, que algumas espécies de bactérias se liguem aos receptores celulares ao longo do trato urinário, o que teoricamente reduziria o risco de infecções na bexiga. Segundo esses cientistas, o mesmo processo pode funcionar contra a formação das úlceras. Há no suco os compostos chamados proantocianidinas, que impediriam a fixação da H. pylori (bactéria vive no estômago e duodeno) na mucosa estomacal.
Pesquisas recentes fortalecem essa possibilidade. Em 2008, um estudo duplo-cego foi realizado em 217 crianças e adolescentes, cujo teste deu positivo para H.pylori.  Em três semanas, um grupo bebeu 200 ml de suco de cranberry por dia, outro recebeu um suplemento probiótico com bactérias conflitantes e um terceiro tomou placebo. Foi constatado, ao final do estudo, que o grupo que consumiu o suco teve “índices de erradicação" de H. pylori mais altos do que o grupo do placebo e uma melhora um pouco maior sobre aqueles que só tomaram probióticos. O estudo em questão foi publicado na revista Nutrition, em 2008.

 O QUE É CRANBERRY?

Você sabe o que é cranberry?
Descubra os benefícios desta frutinha que já está se transformando em uma mania nacional.

Tudo bem que fruta faz bem à saúde e traz diversos benefícios ao organismo. Porém, a gente conhece banana, maçã, goiaba, mamão, enfim uma lista enorme que, certamente, não conta com a presença de uma pequena notável que está dando o que falar: A cramberry.

“Essa frutinha, pouco conhecida aqui no Brasil, está dando o que falar. Ela possui um alto valor nutricional por conter grande quantidade de vitamina C e polifenóis. É também rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres e ajudam a prevenir diversas doenças, como as cardiovasculares, e alguns tipos de câncer”, explica  Lílian de Assis, nutricionista responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta.

A cranberry pode ser uma arma no combate a infecções. “Ela tem sido muito usada no apoio ao tratamento de infecção urinária de repetição. Contudo, é importante ressaltar que a dosagem indicada para se beneficiar desta qualidade da fruta ainda não foi determinada. Recomendaria, ao menos, o consumo diário de 2 copos do suco da fruta. As evidências mostram que ela impede a adesão das bactérias na parede da bexiga”, diz a especialista.

Como esta não é uma fruta brasileira, por enquanto ela só pode ser encontrada no mercado congelada ou em forma de suco. Mas, a boa notícia é que as contra-indicações são poucas: “O suco consumido em excesso pode causar dores de barriga; Os diabéticos devem ingerir com moderação devido a quantidade de frutose; E as pessoas que fazem uso de anticoagulantes não devem consumir a fruta”, conclui Lílian.
Sua Dieta

Um comentário:

Anônimo disse...

Peço licença aqui para informar a todos e quem quiser comprar cranberry concentrado em cápsulas gelatinosas importadas dos EUA, estou vendendo e, é só entrar em contato que terei o maior prazer em atendê-los.
Sou Ita Paixão e Sou Vendedora de produtos no Mercadolivre com 100% de recomendações positivas. Saúde e Boa Sorte a todos!
Meu e-mail para contato - confiancatotal@hotmail.com