10.14.2011

Anvisa suspende uso do anticoagulante Parinex (heparina sódica)

Saúde pública

 O produto foi suspenso por falta de demonstração de eficácia e segurança para as indicações terapêuticas

A heparina é um anticoagulante que torna o sangue mais fluido, inibindo a formação de trombos ou coágulos A heparina é um anticoagulante que torna o sangue mais fluido, inibindo a formação de trombos ou coágulos (Thinkstock)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta quinta-feira o comércio, o uso e a distribuição dos lotes do produto Parinex (heparina sódica). Segundo a decisão, publicada no Diário Oficial da União, a empresa Hipolabor Farmacêutica deverá tirar todos os lotes de circulação.
A heparina é um anticoagulante indicado para o tratamento de trombose, ameaça de trombose, prevenção das tromboses pós-operatórias, embolia e infarto do miocárdio. O produto é utilizado em procedimentos cirúrgicos para evitar que o sangue coagule na máquina de circulação extracorpórea.
De acordo com a agência, o produto foi suspenso por conta da "falta de demonstração, por parte da empresa, de eficácia e segurança para as indicações terapêuticas do produto por meio de estudos clínicos." O primeiro registro do Parinex, segundo a Anvisa, foi feito em julho de 2003.
Folha

Nenhum comentário: