10.12.2011

A Ritalina

Aproveitando que estou aqui sem fazer nada, vou deixar mais um post. Depois quem sabe, né? E ai vai, mais um monte de besteiras para vocês, rs..
Hoje vou contar uma particularidade sobre a minha pessoa. Para os amigos pessoais não é novidade, achava, até essa semana. 
Eu uso quase diariamente uma medicação chamada Ritalina. É a medicação mais comum, utilizada para tratar  TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade). Nãaaooo... eu não tenho TDAH, mas é como se tivesse. Há dois anos, eu tive uma doença chamada Miningite que não descoberta no tempo certo, deixou uma pequena sequela em meu cérebro, menor que um grão de arroz. Mas essa sequela, embora tão pequena, não deixa o sangue irrigar uma parte importante relacionada à concentração. É o que ocorre com os portadores de TDAH. Percebi que não conseguia me concentrar nas tarefas mais banais, como lembrar a hora do remédio do Pietro, se havia feito tal coisa, se colocasse uma xícara de água para esquentar no micro esquecia-me dela. Procurei um neurologista, fiz os testes para TDAH,  e apontou que eu tinha o distúrbio, exceto a hiperatividade. Mas geralmente as pessoas nascem com o problema, não era o meu caso. Então, após o relato de miningite, fizemos outros exames e a seqüela apareceu. A medicação indicada para me dar mais qualidade de vida, foi a Ritalina, relutei, mas percebi que há coisas que fogem ao nosso querer e percebi também o tamanho de minha ignorância e preconceito.
Mas, explicações dadas, agora vem a parte II. Minha amiga, questionou-me porque estou sempre magra e falei que era por causa da medicação, esta reduz o apetite na maioria das pessoas, quase uma anorexia mesmo. Depois de algum tempo o organismo se adapta e o efeito some. Bem, depois de um ano eu cansei de tomar dois comprimidos por dia, odeio remédios. E passei a usa-la apenas quando necessário. (Quando o meu cérebro precisa de uma turbinada). Como eu usei durante um ano sem interromper, o efeito dela é imediato.  E dura por 4 horas, depois tudo volta ao normal. Então, que após eu tomá-la, ainda tira a fome e também porque eu sempre fui magra mesmo. Sim, o tratamento com Ritalina é permanente. No meu caso, tentamos por um ano, sem sucesso, reativar com o estimulo da medicação a pequena sequela.
Acontece que  minha amiga ficou espantada com a notícia, me senti uma drogada. Foi tanta asneira junta, digo, falta de informação... Ritalina só deve ser tomada com prescrição médica, é tarja preta, ou seja, pode apresentar dependência em indivíduos que abusarem dela. Mas entenda-se: abusarem.  Até o abuso de aspirina, coca-cola ou café viciam. Sei que alguns viciados, utilizam a Ritalina em injeções, o que pode na mesma hora, ser letal. (Hipertensão, depressão com alucinações, toc, bipolares e outros, não podem usar Ritalina).  
A Ritalina proporciona bem estar imediato quando estamos deprimidos e disposição; e por isso seu efeito sobre o cérebro é comparado ao da cocaína e maconha. Mas o seu poder de dependência e euforia é 10 vezes menor. Tanto não vicia, que depois de um ano eu parei de usá-la, passei de 2 compridos para nenhum no outro dia e não senti nada. Gente, não é o indicado, pois cada organismo reage de um modo, não vá me imitar e sair por ai feito a cantora Vanusa, dando bafafá. O correto é diminuir aos poucos.
Nos primeiros dias, no início do tratamento, senti uma leve taquicardia e dores no estômago, na segunda semana esses sintomas passaram, por esse motivo deve ser ingerida após as refeições. E, somente após 6 meses de uso percebi os benefícios. Agora, como tomo uma esporadicamente, sem o consentimento do meu médico, claro, vez ou outra esqueço de algo importante kkk...
Já disse que de certinha não tenho nada, só com o meu filho, acho. Ai que triste...
Mas daí a ser uma drogada tem uma distância enorme. O recado que deixo é que antes de reprimir, pensar que o outro é um débil, só porque precisa de uma medicação tarja preta, você deve se informar. A desinformação nos faz arrogantes e preconceituosos. E lembre-se, que os doentes mentais, devem ser respeitados e nunca reprimidos, pois estão em situação além do nosso conhecimento espiritual (eu sou só sequelada). Se eu fosse uma pessoa não esclarecida, como antes de usar a medicação, talvez abandonasse de vez o tratamento com medo das supostas, tão ameaçadoras revelações de minha amiga. Mas mesmo assim, me senti discriminada, fiquei triste. Por isso o motivo do post. 
Ps: não confundam Ritalina com a pílula da inteligência, lançada há pouco tempo. Ritalina não deixa ninguém mais inteligente, nem em sonhos!!! Como erroneamente, está escrito aqui nesse link. Isso é mito e já foi esclarecido pela medicina,

5 comentários:

..
Entendo você. Minha mãe tem depressão e transtorno bipolar. Já tentou suicídio 4 vezes, mas graças a Deus hoje está bem, contudo precisa tomar um monte de medicações pelo resto da vida. Ela diretamente não sofre preconceito pelas medicações que toma, mas já ouvi pessoas darem a opinião de que são remédios de gente louca e coisa parecida. Que quem toma isso já está com um pé na loucura.
...
Doente é todo aquele que com seus preconceitos rotula a todos. Um texto ineressante e esclarecedor. Bjos 
.
Opa...Olha eu aqui! Amiga,se você é drogada,Ao contrário de ti, eu sou super,hiper, mega drogada, hahaha...Pois eu adoooro um remédinho.com indicação medica claro. Remédinho p/ dormir, remédinho p/ ficar de bom humor, afinal, quem tem filho tem que está sempre ou quase sempre de bom humor ou a paciecia vai para as cucuias. Remédinho,p/ ficar inteligente kkkk... para rejuvenescer, enfim... Neurose total. Tem remédio para ficar bonita? conhece algum??? Bjos
A propósito,sou, igualzinha essa da foto. Preciso me identificar? Miga. Bjo
kkkkkk.. amiga, não conheço nenhum remédio para ficar bonita, senão tava dopada. Vc é igualzinha essa da foto? G-juis.. então é minha irmã gêmea!!! kkkkkkkkkkkkkkkk... beijos, miga!

Nenhum comentário: