Hambúrguer, batata frita, cachorro quente... Nada melhor do que fast food, não é verdade? Não é bem assim! Apesar desse ser o prato predileto da garotada, um estudo comprovou que, em excesso, ele pode atrapalhar o desempenho escolar.
Pesquisadores da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, avaliaram mais de 5,5 mil crianças da escola primária, com idades entre dez e 11 anos, e notaram que aquelas que reportavam o consumo de hambúrgueres e outros tipos de fast food mais de três vezes por semana pontuaram até 16% pior em testes de leitura e matemática.
Os pesquisadores acreditam que é possível que os tipos de comida servidos em restaurantes fast food causem dificuldades cognitivas que resultem em menores pontuações nos testes.
Outra explicação possível seria a tendência de o consumo desse tipo de alimento decorrer das piores notas, e não o contrário – com a ingestão de fast food resultando em piores pontuações.
Os resultados são significativos no contexto de crescimento das taxas de obesidade infantil.
Algumas escolas do Reino Unido e Estados Unidos já implementam medidas para reduzir o problema, como proibir a saída dos alunos na hora do lanche e almoço, e oferecer um cardápio mais variado, sem fast food, em suas cantinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário