10.14.2011

O que pode depor negativamente ou positivamente ao procurar um emprego


 
RIO - Procurar por um novo ou, até mesmo, primeiro emprego é um momento no qual o candidato não quer errar. Cada atitude será considerada pelo entrevistador e pela empresa na qual ele está desejando uma vaga. Saber o que pode depor negativamente ou positivamente nesse momento é essencial para quem deseja obter sucesso nessa jornada. Para ajudar o candidato na empreitada, especialistas buscaram responder sete dúvidas comuns que podem fazê-lo encontrar o caminho para o sucesso. 
Tatuagem e piercing:- A tatuagem ou o piercing no momento da entrevista podem influenciar na contratação da pessoa? É recomendado que fiquem escondidos? Marshal Raffa, diretor-executivo da Ricardo Xavier Recursos Humanos, acredita que antes de saber qual é a política da empresa, o ideal é não deixar aparentes esses enfeites. Porém, caso a pessoa seja contratada, não é um erro buscar no setor de recursos humanos ou com o próprio gestor se a empresa tem algo contrário a esse tipo de manifestação.

Plano de carreira e educação:- O candidato pode perguntar se a empresa oferece plano de carreira e subsídios para educação, como bolsa de estudos? Segundo Celso Georgief, headhunter da Agnis Recursos Humanos, fazer esse tipo de questionamento é, sim, positivo, já que mostra o interesse do candidato quanto a seu futuro na empresa. Georgief afirma que não deve haver receio em levantar essa questão, caso o entrevistador não mencione.
Saída do emprego anterior:- Caso o candidato tenha sido demitido em seu último emprego, como lidar com essa informação na entrevista? - Todas as empresas, normalmente, buscam saber o motivo da saída do candidato em seu último emprego. Ser claro e coerente é essencial, mas nunca fale mal da empresa anterior nem dos gestores com quem trabalhou. Isso depõe contra o candidato. Buscar atenuar a razão, caso ela seja negativa, é permitido, mas a sinceridade é necessária - esclarece Raffa.

Cursos, estágios ou vivência no exterior:- Listar todas as experiências no currículo e no momento da entrevista é positivo ou negativo? Georgief acredita que é um erro achar que qualidade é quantidade. Saber selecionar as vivências, adequando-as à vaga pretendida é uma postura inteligente. É necessário que a situação agregue algo útil. O candidato ser chamado para entrevista em uma empresa de origem de um país que ele tenha vivido algum tempo, por exemplo, traz alguma vantagem na entrevista.

Postura na entrevista:- Como o candidato deve se posicionar no momento no qual está sendo entrevistado? Mentiras ou omissões de informações são fatais para um candidato, é o que afirma Patrícia Moura, assistente de RH e responsável pelo recrutamento e seleção do escritório Chalfin, Goldberg & Vainboim Advogados Associados. Ela diz que usar frases clichês e falar demais são situações recorrentes em processos seletivos e extremamente prejudiciais ao candidato. Ser sincero, buscar responder com tranqüilidade para não demonstrar tanto nervosismo e ter autenticidade são fatores que propiciam uma boa entrevista e, até mesmo, uma futura contratação, é o que ela garante.

Regime CLT:- É importante buscar saber se o contrato firmado será regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)? Sim, afirma Georgief. Deduzir essa informação é um equívoco, já que algumas empresas optam pela contratação em regime Pessoa Jurídica, o que nem sempre agrada o candidato.

Aparência:- Patrícia explica que questões como cor de esmalte, cabelo e maquiagem são negociáveis, pois dependem do cargo que o candidato está se habilitando e do tipo de organização em que pretende atuar.
- Há situações em que o recrutador pode apontar estas questões, esclarecendo a visão da empresa e orientando o candidato no momento da entrevista. Dessa maneira, cria-se um ambiente favorável para que o mesmo manifeste ou não sua predisposição às adequações da classe profissional. O ideal, porém, é que o candidato, antes de ir à entrevista, pesquise a história, os valores e as missões da empresa -

O Globo
Amanda Moura (amanda.moura@oglobo.com.br)

Boa aparência ajuda na hora de procurar emprego

Várias pessoas perdem vaga de emprego por causa de aparência. Uma boa higiene e um cabelo bem cortado para os homens e uma maquiagem leve para as mulheres facilitam a abordagem nas entrevistas. Se quer arrumar um emprego, melhor começar a pensar nesses detalhes.

Divulgação | Uma boa higiene e um cabelo bem cortado para os homens e uma maquiagem leve para as mulheres facilitam a abordagem nas entrevistas 
Uma boa higiene e um cabelo bem cortado para os homens e uma maquiagem leve para as mulheres facilitam a abordagem nas entrevistas
Williany Brito
Você se preocupa com a sua aparência? A falta de certos cuidados pode por em xeque a oportunidade de emprego que esperava há algum tempo. É o que a diretora do Departamento de Apoio ao Trabalhador, Graça Cordeiro, afirmou na Segunda Ativa realizada pela Casa do Trabalhador, na segunda-feira (19). O evento teve como objetivo oferecer ao trabalhador qualificação profissional através de palestras, bem como serviços gratuitos.
De acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Trabalhador, uma boa higiene e um cabelo bem cortado para os homens e uma maquiagem leve para as mulheres facilitam a abordagem nas entrevistas e a primeira impressão pode contar para as seguintes fases, onde serão levados em conta suas aptidões e seus conhecimentos.
- Por que tanta gente é encaminhada e não é empregado? Descobrimos que várias pessoas, antes mesmo de serem avaliadas tecnicamente, foram eliminadas na apresentação, na entrevista. O trabalhador deixa de ser contemplado com a vaga em função da aparência. Por isso, vamos realizar a Segunda Ativa mais vezes para levar ao trabalhador pontos importantes para sua apresentação.
Ela destaca os pontos considerados importantes pelas empresas na hora de empregar alguém.
- Precisa ter uma boa apresentação, principalmente ligados a higiene. Toda empresa quer um funcionário que tenha um bom aspecto. Boa apresentação não significa conceito de beleza física: Ele pode estar com uma roupa simples, contanto que esteja limpa; pode ter o cabelo que for, mas que esteja cortado e lavado; o homem tem que estar com a barba feita e também aparada; a mulher deve ter um toque de maquiagem, mas sem exageros.

Nenhum comentário: