O Dia Mundial da Saúde Mental alerta para uma série de doenças e para a falta de recursos destinados aos pacientes em todo o mundo. Saiba mais!
Mais de 450 milhões de pessoas sofrem de distúrbios mentais em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste dia 10 de outubro, o órgão aproveita o Dia Mundial da Saúde Mental para alertar sobre a falta de recursos destinados para quem sofre de doenças mentais, neurológicas e de distúrbios associados ao uso de drogas e outras substâncias.
Um estudo, publicado recentemente na edição de agosto da Plastic and Reconstructive Surgery, realizado com 266 pacientes avaliados por cirurgiões plásticos na Bélgica, durante um período de 16 meses, mostra que uma a cada três pessoas que procura a rinoplastia (cirurgia plástica do nariz) têm sinais de transtorno dismórfico corporal, uma condição de saúde mental em que a pessoa tem uma preocupação exagerada com ligeiros defeitos, reais ou imaginários, na aparência.
O grupo foi convocado a responder um questionário para avaliar os sintomas de transtorno dismórfico corporal. Entre aqueles que procuram o procedimento por razões médicas - para corrigir um problema de respiração, por exemplo - apenas 2% dos pacientes apresentaram sintomas da doença. Mas, entre os pacientes que procuram mudar o seu nariz por razões estétucas, 43% mostraram sinais da doença, expressando uma preocupação razoável e muita angústia em relação ao próprio corpo, apesar de apresentarem narizes que “eram relativamente normais”. Ao todo, 33% dos participantes do estudo apresentaram sintomas da doença.
A pesquisa apresenta uma taxa surpreendentemente alta de transtorno dismórfico corporal entre pacientes que procuram a cirurgia. Os tratamentos para pacientes das mais diversas doenças mentais podem variar desde sessões de terapia até o uso de antidepressivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário