10.13.2011

YOGA AJUDA A REDUZIR ANSIEDADE E RITMO CARDÍACO


Yoga ajuda a reduzir ansiedade e ritmo cardíaco
Yoga faz bem à saúde! Que sofre com ansiedade ou depressão podem e devem praticar esse exercício com regularidade. Saiba mais!

A prática da Yoga proporciona os mais variados benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Um estudo divulgado nos Estados Unidos, durante uma conferência de cardiologia, confirmou esta máxima ao revelar que praticar Yoga, três vezes por semana, reduz a depressão e a ansiedade, ao mesmo tempo em que aumenta o bem-estar social e mental.
De acordo com o estudo, 49 pacientes foram analisados pela equipe de Dhanunjaya Lakkireddy, professor associado de Medicina da Universidade de Kansas. Os envolvidos na pesquisa sofriam de fibrilação atrial, ou seja, uma afecção de ritmo cardíaco irregular que acontece quando os sinais elétricos naturais do coração disparam de maneira desorganizada, provocando agitação dos batimentos cardíacos.

Nos três primeiros meses do estudo, os pacientes seguiram suas rotinas de exercícios habituais. Após esse prazo, foram submetidos a três sessões de Yoga por semana com um instrutor. De acordo com as análises, houve redução dos episódios de ritmo cardíaco irregular em quase metade dos pacientes, além de melhora na função física, vitalidade, funcionamento social e saúde mental.

“As doenças cardíacas afetam grande parte da população mundial, portanto, atividades que previnem estas doenças devem ser estimuladas”, destaca o enfermeiro, tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

Pacientes depressivos e ansiosos que fazem algum tipo de prática que ajude a reduzir o impacto dos sintomas em sua vida diária serão sempre beneficiados. O estudo mostra que a Yoga pode ser uma prática que agrega novos resultados ao prognóstico destes pacientes.

Nenhum comentário: