1.22.2014

Descarrilamento de trem paralisa o sistema em várias estações no Rio(22-01-2014)


  •  
  •  Trem que seguia da Central do Brasil para Saracuruna teve sua viagem interrompida após descarrilar quando chegava à estação São Cristóvão Foto: Reprodução TV Globo
  • Composição colidiu com a rede aérea, e passageiros tiveram que descer na linha férrea

Leonardo Barros
Rodrigo Berthone


RIO - Um trem da SuperVia, que seguia da Central do Brasil para Saracuruna, descarrilou entre as estações de São Cristóvão e Maracanã, na Zona Norte, na manhã desta quarta-feira, e o passageiros enfrentam dificuldades na linha férrea. A composição atingiu a rede aérea por volta das 5h15m e, praticamente, todos os ramais foram prejudicados. O sistema está paralisado, e os trens não seguem até a Central do Brasil. Os passageiros estão tendo que desembarcar do trem e andar pela linha férrea até chegar à plataforma da estação. Não há informações sobre feridos, mas os bombeiros foram acionados.
A Agetransp, agência que regula os transportes do estado, disse que abriu boletim de ocorrência para investigar o acidente desta manhã. Em nota, a SuperVia informou que, reforçou as equipes de atendimento e de segurança nas estações e imediatamente iniciou a distribuição de vale-viagem, declaração de atraso e devolução em dinheiro da passagem aos clientes.
A circulação nos ramais Saracuruna e Belford Roxo ocorre entre as estações terminais e a estação Triagem, e os trens dos ramais Deodoro, Japeri e Santa Cruz circulam destas estações até a estação Engenho de Dentro. Ainda segundo a SuperVia, técnicos estão no local para fazer os devidos reparos e normalizar a operação.
Passageiros estão reclamando da falta de informação. Nas estações de Triagem e São Francisco Xavier, muitas pessoas estão relatando problemas na hora de pegar o dinheiro da passagem de volta e sobre orientações para pegar ônibus. No entanto, segundo a concessionária, os passageiros estão sendo avisados das condições de circulação pelo sistema de áudio dos trens e das estações.
Por conta da paralisação, a Rio Ônibus, Metrô e táxis estão reforçando os serviços. De acordo com a Secretaria municipal de Transportes, os ônibus operam com 100% da frota em direção ao Centro. Pelo Twitter, a concessionária MetrôRio está reforçando a bilheteria na Linha 2 e disponibilizando trens extras no sistema.


Nenhum comentário: