1.25.2014

Tratamentos naturais contra melasmas



Nesta época do ano, muitas pessoas retornam das férias se queixando de manchas na pele, o famoso melasma. 
O melasma é um distúrbio pigmentar da pele que tem como característica manchas escuras que surgem, de modo geral, na face. Sua formação está relacionada, principalmente, às características genéticas, alterações hormonais (gravidez ou uso de anticoncepcionais, por exemplo) e exposição excessiva ao sol.
O aumento na pigmentação ocorre devido à hiperfunção do melanócito  (célula responsável pela produção do pigmento cutâneo, a melanina), originando manchas simétricas que variam a tonalidade, indo do marrom claro ao mais escuro ou acinzentado. Existem três tipos de melasma: superficial, profundo e misto; sendo os dois últimos os mais difíceis de tratar.


Nos casos de melasma superficial é possível eliminar ou, pelo menos, diminuir drasticamente a pigmentação através de tratamentos naturais. Nos casos de melasma profundo ou misto, recomenda-se tratamentos dermatológicos mais agressivos com uso de ácidos e lasers.
Sendo assim, as dicas encontradas nesta postagem destina-se aos melasmas superficiais e recentes, com maior chance de clareamento. Mesmo os melasmas mais profundos podem obter algum resultado, mas não são capazes de eliminar as manchas, sendo necessário um acompanhamento especializado com um dermatologista.

A receitinha que coloquei aqui foi testada e aprovada (por mim mesma!), assim como as sugestões de complementos para potencializar os resultados. É importante que o tratamento seja feito constantemente, pois os resultados não aparecem de um dia para o outro. Lembrem-se de que estamos utilizando produtos naturais, sem ácidos nem aditivos químicos.


IMPORTANTE: Não esqueça de verificar possíveis contraindicações dos óleos essenciais. Em caso de dúvidas, consulte um aromaterapeuta.

Máscara clareadora (1 vez por semana)
1 colher (sopa) de argila branca
1 colher (chá) de mel
1 gota de óleo essencial de hortelã-pimenta
2 gotas de óleo essencial de tea tree
2 gotas de óleo essencial de palmarosa
Hidrolato de hortelã (ou tea tree) 

Em um recipiente de cerâmica ou vidro coloque o mel e os óleos essenciais (respeite a quantidade de óleos essenciais para evitar ardor ou irritação). Misture bem até que os óleos estejam bem incorporados ao mel. Misture a argila branca e por último o hidrolato, aos poucos, até formar uma consistência de pasta. Se não tiver o hidrolato, use chá de camomila em temperatura ambiente.
Lave bem o rosto, esfolie levemente e seque bem a pele. Em seguida, aplique a máscara com a ajuda de um pincel e deixe agir por 20 minutos. Enxágue.

Propriedades dos ingredientes:
Argila brancaRica em silício, alumínio e diversos oligoelementos. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Possui um pH muito próximo da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. É indicada para o tratamento de manchas e possui propriedades cicatrizantes devido à elevada porcentagem de alumínio presente em sua composição. 
Mel: Altamente hidratante, evita a desidratação cutânea. É rico em vitaminas A, D, C e E, bastante conhecidas por reduzirem rugas, manchas e flacidez.
Óleo essencial de Hortelã-pimenta (Mentha pipperita): é adstringente, clareia a pele e promove tonicidade;
Óleo essencial de Tea tree (Melaleuca alternifolia): é purificante e revitalizante. Trata a pele irritada e ajuda a clarear manchas
Óleo essencial de Palmarosa (Cymbopogon martini): é hidratante, regenerador celular, cicatrizante, antioxidante e poderoso clareador.
Hidrolato de hortelã / tea tree: possui as mesmas propriedades dos óleos essenciais, atuando de maneira bastante delicada. O hidrolato de hortelã é naturalmente refrescante e o de tea tree é purificador, complementando os cuidados com a pele.

Complementos diários:
Já que a máscara de argila é indicada uma vez por semana, convém adicionar alguns complementos que potencializam e protegem a pele no dia a dia.

A primeira sugestão é o Bastão anti-manchas de Tea tree, da TISSERAND AROMATHERAPY. Elaborado com óleos essenciais de Tea tree e Kanuka (Leptospermun ericoides / Kunzea ericoides) e extrato de hamamélis que, em conjunto, purificam, curam e protegem a pele. Possui um aplicador igual àqueles de brilho labial, facilita a aplicação nas áreas manchadas e não desperdiça o produto. A pele fica bem sequinha e fresca. E o melhor de tudo: é um produto totalmente orgânico, 100% natural, livre de parabenos, derivados de petróleo e fragrâncias artificiais!
Para obter bons resultados, seu uso deve ser constante,  preferencialmente 2x ao dia.



A segunda sugestão, também da TISSERAND AROMATHERAPY é o Roll-on anti-manchas Tea tree + Grapefruit. Adstringente e nutritivo, é elaborado com óleos essenciais de Tea tree (Melaleuca alternifolia), Manuka (Leptospermun scoparium) e Grapefruit (Citrus paradisi / C. racemosa), além do óleo de Jojoba (Simmondsia chinensis). Purifica a pele oleosa, acalma a pele congestionada e clareia manchas. Produto 100% natural, sem aditivos químicos e fragrâncias artificiais.           


Uso obrigatório!!!
Filtro solar!!! Sem ele, de nada adianta tratar a pele com os melhores produtos!
Já existem no mercado protetores solares 100% naturais, custam em média entre 15 e 32 dólares + taxas (Ex: Loving Natural Sunscreen e MyChelle Replenishing Solar Defense). 
Se não os encontrar com facilidade, utilize os protetores convencionais, mas não deixe de utilizar um bloqueador DIARIAMENTE! Mesmo que você saia na rua só um pouquinho, USE BLOQUEADOR SOLAR para não correr o risco de piorar suas manchas. Não se esqueça também de que as lâmpadas fluorescentes e as telas dos computadores favorecem o surgimento de novas manchas, portanto, se você possui esse tipo de iluminação em casa ou se fica no computador à noite, o ideal seria utilizar o protetor solar também nestes horários.

De resto, basta ter disciplina. Para seguir o tratamento e mantê-lo. Se relaxar, as manchas voltam! Mas não desanime! É mais fácil do que parece. Basta adquirir o hábito de cuidar da pele e isso fará parte do seu cotidiano. À medida que você vai notando os resultados, vai sentindo mais estímulo para continuar!

Espero que tenham gostado!

Referências
Sites:

Livros:
CORAZZA, Sonia. Aromacologia - uma ciência de muitos cheiros. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.
McINTYRE, Anne. Guia completo de fitoterapia. São Paulo: Pensamento, 2011.

Nenhum comentário: