7.23.2011

O homem perfeito

Dias desses uma amiga postou no Facebook dela a seguinte frase do sábio Pedro Bial:
“Onde foram parar os homens com H da vida? Tá faltando homem com pegada. Tá faltando homem que assuma seus afetos, homem que se apaixone e que se dane o que os outros pensem, o que a sociedade aplauda ou condene. Tá faltando homem. Homem que aguente as consequências de seus desejos, que defenda as razões de seu coração ”
Obviamente que estou sendo irônico ao classificá-lo como sábio. Apesar de ser um grande comunicador e inteligente, quando ele decide bancar o grande analista das atitudes humanas cai em uma porção de clichê e frases de efeito que apenas comovem e impactam uma massa de pessoas acéfalas que vivem o BBB como se fosse parte da sua vida.
Só que o Bial é inteligente, pois ele conseguiu juntar em uma só frase 80% das insatisfações das mulheres em relação aos homens.  Me fala, qual relação tem um homem com pegada daquele que defenda as “razões do coração”? É a mesma coisa que eu falar, “nossa, tá falando mulher que saiba fazer um boquete. Tá faltando mulher independente. Tá faltando mulher que não traia.” E ai? Um monte de verdade que juntas não tem significado algum a não ser de montar uma mulher perfeita e uma frase pronta.
O risco dessa simplificação que ele fez é a mulher sempre correr atrás de algo que nunca vai alcançar, pois não identifica qual o real problema em arrumar um homem bacana (sendo que muitas vezes o problema está nela) e ai esconde sua incapacidade em uma frase rasa. Outro ponto é que um homem bacana para uma mulher, não é bacana para outra. Por exemplo, uma mulher pode achar um cara bombado um tesão e outra pode achar tosco. E ai trago as definiões de homem perfeito do Bial:
“Onde foram parar os homens com H da vida? Tá faltando homem com pegada” – Ok, se ele pergunta onde foram parar os homens com H / pegada é porque eles existiram em algum momento e agora sumiram. O que me leva a crer que esses homens com H / com pegada a que ele se refere talvez pertençam a um passado próximo (década de 60, 70 talvez), afinal Bial conheceu alguns (ou ele é um, né). E o que era um homem com pegada naquela época considerando que o gozo feminino era um tabu e que mulher que deu pra mais de um era puta? Como ter pegada se a satisfação da mulher para os homens daquela época era ter uma máquina de lavar roupa? Tenha dó. Há muito homem com pegada hoje em dia só que muitos desses vão te pegar e largar no dia seguinte. Ai é mais fácil você concordar com o Bial que não tem homem com H a acreditar que foi usada.
“Tá faltando homem que assuma seus afetos, homem que se apaixone e que se dane o que os outros pensem, o que a sociedade aplauda ou condene. Tá faltando homem” – Se homem não se apaixonasse e não assumisse seus sentimentos viveríamos em um mundo de solteiros e os namoros hoje estariam cada vez mais escassos, o que não é verdade. O que acontece é que grande parte dos homens solteiros está a fim de comer a maior quantidade possível de mulher, e claro, mantê-la disponível na sua geladeira para em um dia solitário tirá-la de lá, comer e depois devolvê-la. Ai a coitadinha que é comida de vez em quando prefere acreditar que o cara não é homem suficiente para assumi-la, que ele não tem coragem de  ser vaiado pela sociedade, pois gosta del. Uma bobagem.
“Homem que aguente as consequências de seus desejos, que defenda as razões de seu coração” – Aqui talvez o Bial já tivesse se perdido na sua (ausência) de linha de raciocínio e proferiu uma frase poética muito bonita na forma, mas completamente oca no conteúdo. Ficou bonito esse paralelo entre a razão e a emoção (o coração), mas o que nos sugere o Pedro Bial? Vamos a um exemplo prático para verificar se isso se sustenta. O cara é apaixonado por uma garota, mas como ele não aguenta as consequências de seu desejo e por pensar apenas racionalmente sem deixar a emoção transparecer, ele acaba dando um pé na garota e foge dela. Olha, jamais um homem “normal” tomaria tal atitude, mas considerando que o Bial toma como base um casa em que pessoas com QI de andorinha são trancafiadas e agem como animais de circo, talvez eu quem esteja exigindo demais do pobre apresentador.
Manual do Cafajeste

Nenhum comentário: