7.21.2011

Testes rápidos para detectar hepatite B e C

RIO - Em meio a uma série de ações para melhorar o diagnóstico e tratamento das hepatites virais, o Ministério da Saúde vai oferecer, a partir de agosto, testes rápidos para detectar os tipos B e C da doença. Os resultados ficarão prontos em 30 minutos e precisam apenas de uma gota de sangue.
Os exames funcionam como uma triagem. O paciente que tiver resultado positivo para hepatite B ou C será encaminhado para a rede de saúde para ter o diagnóstico concluído. Serão comprados pelo governo 3,6 milhões de testes, que inicialmente serão oferecidos nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) das capitais do país, para depois serem estendidos às unidades básicas de saúde. Também estão sendo comprados testes para detectar a carga viral e a genotipagem, além da expansão da rede de exames laboratoriais até o fim de 2011.
Na última segunda-feira, entraram em vigor as novas diretrizes para tratamento da hepatite C . Será ampliado o uso do medicamento interferon peguilado e os pacientes terão facilitado o acesso à terapia, em alguns casos, sem necessidade de biópsia prévia. As mudanças visam a simplificar os processos durante o tratamento, ampliando-o para um número maior de pacientes.

Nenhum comentário: