7.21.2011

Leite pode amenizar sintomas da TPM, indica campanha nos Estados Unidos

Rio - Uma campanha publicitária que será realizada a partir desta  semana nos Estados Unidos vai tentar aproximar, de forma bem humorada, um problema que atinge todas as mulheres e, de certa maneira, muitos homens: a Tensão Pré Menstrual.

A campanha afirma que o cálcio contido no leite ajuda a diminuir o conjunto de sintomas que geralmente precedem a menstruação, como sensibilidade emocional, irritabilidade, inchaço, sensibilidade mamária e dor abdominal.

Além de generalizar a TPM , a campanha publicitária tenta fazer com que os homens ajudem às mulheres a buscarem soluções para este problema tão comum no universo feminino.

Anúncios como "Você é um homem que vive com a TPM?" têm como objetivo fazer com que os homens acessem o website da campanha, uma página bem humorada, que tenta estimulá-los a  lidarem melhor com suas parceiras durante os dias que antecedem o ciclo menstrual.

A campanha incluirá formatos de anúncios tradicionais, como outdoors, cartazes e anúncios de rádio, além de ações na internet, com a utilização de vídeos e a divulgação nas redes sociais.

Quanto à premissa central da campanha que diz que beber leite diminui os males causados pela TPM, há pelo menos uma evidência que pode comprovar que os sintomas podem ser, sim, amenizados. Através de sua página na internet, a empresa fabricante do leite que patrocina a campanha, gotmilk.com, faz a seguinte afirmação:

“A maioria das mulheres que consumiu 1.200 mg de cálcio por dia durante três meses relatou estar menos irritada, chorosa e deprimida, além de sofrerem menos de dores nas costas, cólicas e inchaço. Com 300 mg de cálcio por copo, o leite é o alimento perfeito para a TPM”.

O estudo por trás dessa afirmação, de fato, mostra que, entre as que sofrem com os sintomas, 55% delas apresentaram melhora significativa, depois de três meses. Mas isso ainda significa, é claro, que 45%  não mostraram melhora.

O leite está, sem sombra de dúvida, entre os alimentos mais ricos em cálcio. Mas 1.200 mg  - a dose citada pelo estudo - é muito leite. Para conseguir a porção diária de cálcio será preciso beber cerca de quatro copos (250 ml) de leite desnatado. Se o leite for integral, a quantidade terá que ser um pouco maior.

Muitas mulheres, no entanto, deverão preferir tomar esta quantidade de leite a sofrer com os penosos sintomas da TPM. Os homens também agradecerão

Nenhum comentário: