5.04.2013

Batons vendidos nos EUA tem metais tóxicos

Amostras dos cosméticos continham chumbo, cromo, alumínio e outros cinco metais.

Substâncias estão ligadas ao maior risco de câncer, intoxicação do sistema nervoso e mal de Alzheimer



Mulher usa batom vermelho. Pesquisa nos EUA associa o cosmético à ingestão de metais pesados
Foto: Agência O Globo

Mulher usa batom vermelho. Pesquisa nos EUA associa o cosmético à ingestão de metais pesados
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, na Escola de Saúde Pública de Berkeley, testaram 32 tipos diferentes de batons e gloss dos mais encontrados em farmácias e lojas de departamento dos Estados Unidos. O resultado foi que detectaram chumbo, cromo, alumínio e outros cinco metais, alguns com níveis que podem aumentar o risco à saúde.
Algumas das marcas, que não foram identificadas no estudo, mostraram exposição excessiva ao cromo, um cancerígeno ligado a tumores de estômago e de pulmão. Ingestão de alumínio está associada ao mal de Alzheimer. Cádmio e manganês também foram encontrados nos cosméticos. Com o passar do tempo, a exposição a concentrações exageradas de manganês está ligada a intoxicação do sistema nervoso.
Dos produtos analisados, que custam entre US$ 5 e US$ 20, havia chumbo em 24, mas em uma concentração menor que o aceitável. Mas não para crianças, público que costuma brincar com maquiagem, ressaltam os cientistas. autoridades sanitárias da União Europeia consideram inaceitáveis quaisquer níveis de cádmio, cromo ou chumbo em cosméticos.
Estudos anteriores já haviam encontrado metais em cosméticos, mas os pesquisadores de Berkeley estimaram o risco à saúde a partir do uso cotidiano do produto, e então compararam esta quantidade com os níveis tolerados descritos em protocolos de saúde pública.
— Encontrar o metal tão somente não é a questão, mas sim o nível destes elementos — disse a líder da pesquisa, Katharine Hammond. — alguns dos metais tóxicos são encontrados em níveis que podem ter um possível efeito no longo prazo.
Os autores do estudo ponderam que não é o caso de jogar fora os batons, mas sim de manifestar um alerta a autoridades sobre uma norma mais detalhada para os níveis de metais encontrados neste tipo de produto.
Batons e gloss são peculiares, pois são ingeridos e absorvidos pouco a pouco. Como referência, os cientistas americanos consideraram que a ingestão média de batons é de 24 miligramas por dia. As moças que costumam retocar a cor do batom o dia todo podem comer até 87 miligramas do produto.

Nenhum comentário: