5.01.2013

EUA liberam pílula do dia seguinte sem receita para meninas a partir dos 15 anos

A FDA (agência que regula alimentos e remédios nos EUA) aprovou a venda da pílula do dia seguinte sem necessidade de receita médica para meninas a partir dos 15 anos.

O medicamento também não precisará mais ficar guardado atrás do balcão das farmácias, podendo ser exposto nas prateleiras, a exemplo das camisinhas. Na hora de pagar, porém, deverá ser preciso apresentar uma identificação.
No início do mês, um juiz federal havia se manifestado pelo fim da restrição etária e dado 30 dias ao órgão para se manifestar. A FDA, porém, disse que a decisão não teve relação com o magistrado.
NO BRASIL
Há poucos dias, o Ministério da Saúde facilitou o acesso ao contraceptivo de emergência no Brasil. Com esse objetivo, o governo federal distribuiu cerca de 175 mil cartilhas na rede pública de saúde.
Foi a primeira vez que o Ministério da Saúde deu orientações claras a médicos e enfermeiros de postos de saúde e hospitais sobre a distribuição da pílula do dia seguinte.
No livreto, o governo reforça que os comprimidos podem ser entregues por enfermeiros sem exigência de receita médica. A prescrição continua sendo obrigatória para venda nas farmácias, apesar de, na prática, a prescrição não ser exigida.
+ Livraria

Nenhum comentário: