Técnicas de pensamento positivo podem auxiliar no tratamento de quadros leves de depressão. Pesquisadores da Universidade da Califórnia e da Universidade Duke (ambas nos Estados Unidos) revisaram pesquisas que afirmavam que atitudes como escrever cartas de gratidão e praticar atos de gentileza têm efeitos benéficos em pacientes com a doença.
As pesquisas estudadas consistiam em intervenções de pensamentos positivos que foram realizadas em pacientes sofrendo de depressão. Os resultados positivos desses experimentos encorajam os pesquisadores a pensarem que já que essas atitudes mostraram ser eficazes, elas poderiam ser uma forma de complementação de tratamentos tradicionais como a terapia cognitiva comportamental e os medicamentos.
“Esses são os tipos de coisas que pessoas felizes já fazem de qualquer forma. Nós começamos a pegar alguns desses pensamentos e comportamentos e os empacotamos dentro dessas intervenções”, explica a pesquisadora Kristin Layous.
Se futuros estudos comprovarem os benefícios das atividades positivas em deprimidos, a prática pode preencher lacunas no tratamento de pessoas que têm dificuldade de acesso a terapias ou até mesmo não fazem acompanhamento profissional.
Alguns cientistas ainda duvidam da técnica, afirmando que a depressão é complexa demais para que as intervenções possam funcionar como tratamento e que as sessões exigiriam um grande investimento de tempo e capital. Assim, não existe ainda uma conclusão quanto a esse tema, apesar de as promessas serem interessantes.
O artigo foi publicado na edição de agosto do periódico The Journal of Alterntive and Complementary Medicine.
DO LIVE SCIENCE
Nenhum comentário:
Postar um comentário