Começa neste fim de semana
Depois de Florianópolis, o caminhão segue para o interior de São Paulo e os primeiros atendimentos serão realizados em Campinas, nos dias 10 e 11 de setembro. O Rio de Janeiro será a última cidade a ser visitada, nos dias 26 e 27 de novembro. O dermatologista Marcus Maia, coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele (CNPCP), diz que o objetivo é a divulgação dos fatores de risco para esta doença e conscientização sobre a importância da fotoproteção. A meta é ensinar a identificar possíveis sinais dos tumores e informar quais são os serviços dermatológicos gratuitos em várias cidades.
O caminhão terá dermatologistas e ficará um final de semana em cada uma das dez cidades do roteiro, das 9h às 14h. No Rio de Janeiro, os pontos serão Ipanema, próximo à Bulhões de Carvalho, no sábado, e Barra da Tijuca, na Praça do Ó, no domingo.
- Tão importante quanto diagnosticar é orientar o paciente para que ele procure um serviço credenciado. Quem tiver lesão suspeita, receberá tratamento. O caminhão será usado exclusivamente para o diagnóstico do câncer de pele - diz Maia.
No ano passado, foram atendidas gratuitamente durante o Tour 2.579 pessoas, das quais 1.339 eram mulheres e 1.240 homens. Do total de atendimentos, apenas 33,54% das pessoas disseram se expor ao sol com proteção solar e a maioria (62%) admitiu não usar proteção. Casos de câncer de pele na família foram relatados em 14,25% dos atendimentos e diagnosticadas 207 pessoas com câncer da pele, ou seja, 8%.
No dia 26 de novembro, data oficial da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, o "tour" será encerrado. Enquanto isso, diversas ações acontecem simultaneamente. Além do caminhão, atendimentos gratuitos serão realizados em mais de 120 postos, distribuídos por cerca de 20 estados. Em 2010, foram atendidas 32.310 pessoas, a maioria mulheres (62%). No estado de São Paulo foram registradas 9.681consultas. Desse total, 1.043 (10,77%) tinham câncer da pele.
Mais informações sobre o roteiro do "Tour de Prevenção" podem ser obtidas pelo telefone 0800- 723- 9710 ou pelo site www.previnaocancerdapele.com.br. E o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia também traz informações sobre a doença: www.sbd.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário