8.30.2011

"DRENAGEM LINFÁTICA"

A drenagem não pode ser feita em pessoas acometida de câncer ou com suspeita e em pessoas com nódulos pelo corpo, que tem a imunidade baixa se estiver com Gripe evite), hipertensão ou hipertensão não controlada.Deve ser feita sempre por um profissional capacitado. Esta massagem exige de uma pressão adequada e o toque deve ser no sentido correto, causando um relaxamento, e pode durar até uma hora e meia. Uma massagem feita de forma incorreta pode trazer sérios problemas.
drenagem linfática e seus benefícios

A drenagem linfática corporal e facial é procurada por muitas pessoas com a finalidade de emagrecer. O que não é correto, haja vista que a drenagem linfática é um tipo de massagem feita para eliminar os líquidos linfáticos(que fica entre as células e é rico em gordura) até os glânglios linfáticos que o drena para circulação. Estes líquidos retidos causam inchaço, dores. sensação de peso nas pernas, entre outros. A drenagem deve ser feita sempre por um profissional capacitado. Realizar essa tarefa em casa com uma pessoa sem treinamento, não é eficaz. Esta massagem exige de uma pressão adequada e o toque deve ser no sentido correto, causando um relaxamento, e pode durar até uma hora e meia. Uma massagem feita de forma incorreta pode trazer sérios problemas. 
INDICAÇÕES:
Pessoas com problemas circulatórios, varizes, problemas cardíacos leves, retenção de líquidos, pós operatório principalmente de cirurgias plásticas.
CONTRA INDICAÇÃO:
A drenagem não pode ser feita em pessoas acometida de câncer ou com suspeita e em pessoas com nódulos pelo corpo, que tem a imunidade baixa (se estiver com Gripe evite), hipertensão ou hipertensão não controlada.
É RECOMENDADO FAZER DRENAGEM QUANDO ESTIVER MENSTRUADA OU NA TPM
Sim. Neste período as mulheres ficam com o corpo inchados e ficam muito irritadas. E a drenagem consegue aliviar esta tensão por causa do relaxamento que a drenagem proporciona e ajuda a desinchar e aliviar este desconforto.
A DRENAGEM LINFÁTICA ELIMINA CELULITE
Não totalmente. Como a celulite é uma retenção de liquido no tecido subcutâneo que na verdade piora o aspecto da celulite a drenagem ajuda a melhorar o aspecto da pele.
HOMENS PODEM FAZER DRENAGEM?
Sim, apesar da procura por eles ser muito baixa para fins estéticos. Eles procuram mais para solucionar problemas pós operatórios.
A DRENAGEM?
A PARTIR DE QUE IDADE É INDICA
Não existe nenhuma restrição quando a indicação de idade para a drenagem. Normalmente as crianças não tem problemas de retenção de líquidos.
É NECESSÁRIOS FAZER A DRENAGEM NO PÓS OPERATÓRIO?
PORQUE?
Sim. É necessário porque a drenagem vai ajudar a eliminar todo o inchaço. causado pela cirurgia, principalmente se for uma cirurgia plástica. É utilizado também um aparelho chamado ultrassom que ajudar a dissolver os nódulos da cirurgia. O número de sessões depende muito da indicação do médico e da resposta do organismo da pessoa .
QUAL A FREQUÊNCIA QUE SE PODE FAZER A DRENAGEM?
ra sua saúde e bem estar, sinta os benefícios desta incrível massagem.
Pode ser feita conforme sua disponibilidade ou necessidade, se você trabalha em pé por exemplo e todos os dia fica com as pernas inchadas, você pode fazer todos os dias. 
Por Ândrea De Lucy,

 

O milagre da Drenagem Linfática

O milagre da Drenagem Linfática
Muitas vezes nos deparamos com uma idéia milagrosa sobre a drenagem linfática… Será que a drenagem realmente contribui para nossa saúde, fazendo-nos emagrecer e tirando-nos todas aquelas celulites, tão abominadas por nós mulheres? Muitas dúvidas surgem até mesmo, sobre o modo que se é realizado a manobra, se pode ocorrer dor, ou a pele ficar…
Será que a drenagem realmente contribui para nossa saúde, fazendo-nos emagrecer e tirando-nos todas aquelas celulites, tão abominadas por nós mulheres?
Muitas dúvidas surgem até mesmo, sobre o modo que se é realizado a manobra, se pode ocorrer dor, ou a pele ficar com manchas roxas, etc.
É fato que a dor não deve estar presente durante a manobra. Se a pessoa está sentindo dor, é porque a drenagem esta sendo realizada com muita pressão, o que não é o intuito. Uma vez que o sistema linfático é sensível e superficial, para conseguirmos drenar o líquido do interstício, ou seja, do meio extracelular, para dentro do sistema linfático, é preciso que os movimentos sejam rítmicos e leves. A massagem deve estar agradável para a pessoa que está recebendo. As manchas roxas tampouco devem aparecer. Salvo, em casos de pós-operatórios, sejam eles de lipoaspiração ou qualquer outra cirurgia plástica que requeiram a drenagem linfática, onde o tecido está sensível e edemaciado, é normal que o paciente sinta a pele dolorida na hora da manobra.
O milagre da Drenagem Linfática
A linfa  é o líquido que está contido nos vasos dentro do sistema linfático, ela tem relação com o sistema imunológico / imunitário. No sistema linfático é que são produzidas nossas células de defesa. Por isso, a massagem traz benefícios, pois este será estimulado.
Nosso sistema linfático não trabalha como o nosso sistema de circulação sangüínea, ele é mais lento, porque não existe uma “bomba” para drenar a linfa, no caso do sistema circulatório essa bomba é o coração. A linfa se locomove através da ação da gravidade, pelos movimentos de nossas vísceras e artérias, e através da respiração. Portanto, com a manobra de drenagem, promovemos a melhora na circulação linfática, aumentando esse estímulo e com isso, eliminamos toxinas e resíduos, provenientes do trabalho de metabolismo do nosso corpo, mais rapidamente.
Entendemos que a drenagem funciona da seguinte forma:
Há excesso de líquidos em todo o MEC (meio extracelular). Com a drenagem conseguimos “puxar” todo esse líquido em demasia para o sistema linfático, que são como “filtros” do nosso corpo, através da ativação dos linfonodos, que são a “porta de entrada” para o sistema linfático. Esse processo ocorre através da massagem.
Portanto, a drenagem linfática  traz sim muitos benefícios à nossa saúde. No caso da redução da celulite, quando essa não está em estágio avançado, costuma-se obter bons resultados, funcionando também como método preventivo. Conseguimos diminuir o peso, por causa da redução de líquidos, mas a gordura localizada deve ser associada a outros métodos, como, por exemplo, o ultra-som, lembrando sempre que a alimentação balanceada e os exercícios físicos ainda são os maiores vilões da gordura localizada.
A drenagem linfática é indicada:
  • Nos prés e pós-operatórios de cirurgias plásticas;
  • Para pessoas com má circulação;
  • Em edemas (inchaços);
Contra-indicações:
  • Pessoas com diagnóstico de tumores;
  • Abscessos ou qualquer tipo de nódulo não identificado;
  • No caso de gestantes, não é uma contra indicação absoluta, mas temos que tomar cuidado com os linfonodos a serem estimulados. É necessário um absoluto conhecimento da anatomia humana.
Andrea Bonfantipor Andréa Bonfanti

Nenhum comentário: