8.31.2011

Saúde dos olhos

Consumo em excesso de sal causa danos aos olhos e à tireoide
RIO - O consumo em excesso de sal é o principal responsável pelo aumento da pressão arterial, doença que leva a doenças cardiovasculares, como derrame, e afeta a retina, a estrutura do olho responsável pela formação de imagens. Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, a falta de informação sobre cuidados com a alimentação diária e o envelhecimento da população estão aumentando o número de pessoas com alterações na membrana no fundo do olho, o que eleva o risco de perda de visão.
A Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE mostra que sete em cada dez brasileiros consomem mais sal do que o recomendado, ou seja, até 5 gramas/dia para crianças e idosos ou 6 gramas/dia para adolescentes e adultos. Esse hábito danifica as artérias da retina, reforça o médico. E o problema se agrava porque a doença no olho normalmente não apresenta sintomas e não é percebida pelos pacientes. O diagnóstico é realizado através do exame de fundo de olho, a fundoscopia.
- Esse exame ajuda a identificar também os primeiros sintomas de hipertensão arterial - diz Queiroz. - Na retina as alterações vasculares decorrentes do aumento da pressão são causadas, por exemplo, por arteriosclerose, o enrijecimento e estreitamento de vasos e artérias.
A retina ainda pode sofrer isquemia, a interrupção de circulação de sangue na veia central; hemorragia, devido ao afinamento da parede dos vasos e das artérias; edema do disco óptico, por formação de depósitos, estreitamento das artérias e dilatação das veias. O oftalmologista ensina que o controle do sal na dieta inclui até os doces industrializados que contêm sódio para sua conservação.
- Usar sal light com redução de 50% do sódio só com receita médica. Isso porque o maior teor de potássio desse tipo de produto pode ser contra-indicado para quem sofre de doenças nos rins. Prefira consumir mais ômega 3, encontrado em semente de linha, castanhas e peixes como atum e sardinha. Esses alimentos ajudam a melhorar a circulação na retina.
O excesso de iodo, presente no sal, também afeta o funcionamento da glândula tireoide e pode desencadear uma doença ocular chamada orbitopatia de Graves, que se caracterizada por olhos vermelhos, retração palpebral, inchaço da conjuntiva e dor. Em alguns casos, a órbita ocular salta para fora. Há situações ainda em que a pessoa tem estrabismo restritivo, visão dupla e elevação da pressão intraocular.O tratamento dependerá de avaliação médica e inclui uso de corticoide, descompressão do globo ocular e até cirurgia.
O Globo.

Nenhum comentário: