7.20.2012

COMO PREVENIR O ENVELHECIMENTO EM CADA FAIXA ETÁRIA

Como prevenir o envelhecimento em cada faixa etária

Especialista dá dicas para a conquista de uma vida saudável!

A maioria das pessoas só se preocupa com o envelhecimento quando chega aos 30 anos. Mas você acredita que começando a fazer nesta idade todos os tratamentos possíveis e imagináveis, sejam estéticos ou relacionados à saúde, os resultados serão satisfatórios?
Segundo a Dra. Tatiana Cunha, médica, formada em Modulação Hormonal e Fisiologia do Envelhecimento e especializada em Nutrologia Clássica e Computadorizada, “temos que nos cuidar desde sempre, prestar atenção na alimentação, nos hábitos que temos no dia a dia, se quisermos realmente em ter uma vida saudável e uma aparência agradável”.
Confira algumas dicas da especialista sobre os cuidados que cada faixa etária exige para uma saúde plena durante toda a vida:
20 anos - a alimentação equilibrada contribui para a prevenção das acnes e minimiza os efeitos da TPM, além de contribuir para a disposição no treino, sendo uma fase onde todos os bons hábitos serão positivos nos anos que virão.
30 anos - A partir dessa idade os hormônios começam a declinar. Mas, podemos atuar sentindo de maneira mais leve as consequências desses declínios. E a alimentação saudável, como sempre, é exigida. Alimentos que combatem o stress, a TPM e o leve ganho de peso são indicados, como é o caso da linhaça.
40 anos - Se os alimentos funcionais ainda não fazem parte do seu dia a dia, comece a pensar nisso seriamente, pois eles irão atuar nos sintomas dos desequilíbrios hormonais que vão desde os de pré-menopausa, aos de um metabolismo mais lento, o que ocasiona um acumulo de gordura corporal.
Também proporcionarão maiores benefícios cardiovascular e contra o envelhecimento precoce que, na verdade, já esta em evolução. Aposte nos termogênicos, fitoquímicos, fitoestrógenos e, se você é adepto, nos chás. De sobremesa, uma boa opção são frutas vermelhas que combatem o envelhecimento.
50 anos - Nesta fase a necessidade do combate a tantas outras sintomatologias se acentua, já que temos um declínio maior dos hormônios. Atenção às doenças coronarianas, doenças degenerativas, alterações de memória, diminuição da libido! Fim da vida sexual? Não, definitivamente não. Apenas o inicio de um novo ciclo na vida da mulher.

Nenhum comentário: