Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos indica que os efeitos do álcool no cérebro feminino são perigosos e podem levar à amnésia.
O prejuízo causado aos jovens pelo consumo de álcool não é nenhuma novidade. Acidentes e comas alcoólicos são alguns exemplos. Amas, uma pesquisa acaba de incluir mais um item a esta lista: a amnésia. De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, com jovens entre 16 e 19 anos, as meninas que ingerem grande quantidade de álcool de uma só vez podem danificar a parte do cérebro que controla a memória e a percepção espacial.
Foram realizados testes neuropsicológicos e de memória espacial com 95 jovens. Das 40 pessoas, 27 eram do sexo masculino e 13 do sexo feminino que bebiam muito de uma só vez. A ingestão de bebida passava de 1,5 litros de cerveja ou quatro taças de vinho para mulheres ou mais de 2 litros de cerveja ou uma garrafa de vinho para os homens. Os testes foram feitos, também, com 31 rapazes e 24 moças que não bebiam em excesso.
Os jovens que bebiam muito tinham menos atividade em várias áreas do cérebro do que as que não bebiam. De acordo com a autora do estudo, Susan Tapert, da Universidade da Califórnia, as diferenças na atividade cerebral dos jovens podem afetar negativamente outras funções, tais como pensamento lógico e capacidade de raciocínio.
A psicóloga, tutora do Portal Educação, Denise Marcon, faz um alerta sobre o assunto. Segundo ela, é comum observar um aumento no consumo de bebidas alcoólicas entre os adolescentes de ambos os sexos. “A pesquisa nos traz um dado importante: o quanto o álcool pode causar prejuízos para as meninas, causando até mesmo danos cerebrais. É preciso que os pais fiquem atentos ao comportamento de seus filhos e façam as orientações adequadas para evitar maiores complicações”,
Nenhum comentário:
Postar um comentário