10.20.2011

Redução de estômago beneficia a família do paciente, sugere estudo

Parentes de obesos que passaram pela intervenção perderam, em média, 5 quilos

As cirurgias bariátricas, usadas para reduzir o tamanho do estômago de pessoas obesas, podem surtir efeito também na família do paciente. A conclusão é de um estudo liderado pelo cirurgião John Morton, professor da Escola de Medicina da Universidade Stanford, nos Estados Unidos. A pesquisa foi publicada no jornal científico “The Archives of Surgery”.
Morton mediu uma percepção que muitos médicos já tinham no consultório: a mudança no estilo de vida – o melhor resultado que se pode obter com a intervenção - “contamina” quem vive na mesma casa do paciente operado. Hábitos como ingerir porções pequenas, com mais proteínas do que carboidratos, diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas e aumentar a prática de exercícios físicos são adotados por todos os membros da família.
A equipe de Morton acompanhou a família de 35 obesos que passaram pela cirurgia. Um ano depois do procedimento, enquanto os pacientes perderam em média 45 quilos, os familiares reduziram o peso em quase 5 quilos. Os parentes adultos também diminuíram a ingestão de bebidas alcoólicas: de 11 doses por mês para apenas uma.
Vale lembrar que esse tipo de operação só é aconselhada para alguns casos, de acordo com diagnóstico médico. Conheça os riscos e consequências das cirurgias bariátricas.
Época

Nenhum comentário: