10.19.2011

NOVA VACINA QUE AJUDA A CONTER O HPV TAMBÉM COMBATE TUMORES

faixa_saude.png
Nova vacina que ajuda a conter o HPV também combate tumores
Uma nova vacina para conter o HPV também combate lesões. Saiba mais!

Com mais de 50% das mulheres sexualmente ativas infectadas por um ou mais tipos de HPV, a preocupação com o Papiloma Vírus Humano vem mobilizando cientistas em todo o mundo. No combate ao vírus entra em cena uma vacina que além de ajudar a conter o HPV, também combate lesões e tumores causados pelo Papiloma.
De acordo com o estudioso da Universidade de São Paulo (USP), Luís Carlos Ferreira, a vacina é diferente da já existente no mercado. O enfermeiro, tutor do Portal Educação, Alisson Daniel, explica que a grande vantagem da vacina é que ela combate também a infecção já instalada, portanto, não tem apenas a função preventiva, mas também a curativa.

Segundo especialistas, todos os pacientes com tumores induzidos pelo HPV poderão ser beneficiados, uma vez que o infectado pelo vírus corre o risco de desenvolver um tumor no futuro, mesmo sem apresentar os sintomas.

Testes com a vacina já foram realizados em camundongos e surtiram efeito. De acordo com o pesquisador, para o sucesso do estudo em humanos será preciso desenvolver testes clínicos em pessoas com tumores em diferentes estágios em desenvolvimento.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele infectada em relações sexuais. Atualmente, são mais de 200 tipos diferentes de HPV, mas somente alguns estão relacionados a tumores malignos, como o câncer de colo do útero. A doença causa tumores no útero, assim como na boca, garganta, ânus e pênis.

Nenhum comentário: