10.20.2011

PESQUISA COMPROVA: ESTRESSE NO TRABALHO AUMENTA RISCO DE INFARTO ENTRE AS MULHERES

Pesquisa comprova: Estresse no trabalho aumenta risco de infarto entre as mulheres

Confira o resultado de um estudo que serve como um alerta!

Por melhor que seja o seu emprego, a rotina do trabalho sempre causa algum tipo de estresse. Imagine, então, trabalhar todos os dias sob forte pressão. Complicado, não é? Além de todos os transtornos já conhecidos como o cansaço, a alteração do peso, seja para mais ou para menos, e, ainda, falta de tempo para investir em atividades de lazer, este tumultuado cotidiano pode acarretar doença isquêmica do coração.

Foi o que comprovou uma pesquisa publicada pelo periódico Occupational and Environmental Medicine. O estudo foi realizado com mais de doze mil enfermeiras dinamarquesas, com uma média de idade de 51 anos e que foram acompanhadas por quinze anos. No início, foi aplicado um questionário que media o nível de estresse no trabalho, assim como o grau de influência que essas mulheres tinham sobre as decisões no dia-a-dia do trabalho.

“As mulheres que relataram ter um trabalho com estresse levemente alto apresentaram um risco de doença isquêmica do coração 25% maior quando comparadas àquelas com um nível de estresse fácil de administrar. Já as mulheres com um nível de estresse muito alto tiveram um risco 50% maior, e mesmo levando em conta outros fatores de risco cardiovascular, como o tabagismo, a chance de doença do coração ainda persistiu 35% maior”, explica o neurologista Ricardo Teixeira.

O que mais surpreendeu nesta pesquisa é que a idade não representou uma vantagem para as mulheres mais novas. “As que apresentaram maior risco foram aquelas com menos de 51 anos”, disse ele, lembrando a doença isquêmica do coração é uma das principais causas de mortalidade no mundo.

Nenhum comentário: