10.21.2011

Especialistas explicam como combater a celulite

Dermatologistas contam como enfrentam um dos mais temidos problemas femininos: a celulite. Com os segredos delas, você também pode ficar com as coxas e o bumbum lisinhos.
Cláudia Duarte Cunha
claudia-especial-verao-prontas-para-o-combate-a-celulite
(foto Nana Moraes)
A celulite ainda não tem cura, mas quem entende do assunto garante que é possível atacar esses furinhos até que eles se tornem quase imperceptíveis. A receita? As dermatologistas Adriana Vilarinho, Márcia Purceli, Mônica Aribi, de São Paulo, e Roseli Andrade, de Santos (SP), entregam de bandeja para você. Detalhe: elas trabalham, sofrem com a falta de tempo e também querem conquistar um corpo lisinho. “Infelizmente, ainda não existe fórmula mágica, mas é possível ficar feliz com o corpo e resolver quase 100% do problema dependendo do grau da celulite”, afirma Mônica Aribi. Mais do que revelar as últimas fórmulas eficazes de ataque, as especialistas em beleza relatam a rotina diária de cuidados a que elas mesmas se submetem para atenuar esse mal. O segredo não está em nenhum creme milagroso ou em um único tratamento de última geração, e sim na combinação de várias estratégias de guerra – de massagens com aparelhos de alta tecnologia a um incrível suco detox. Conheça o arsenal completo das nossas experts quando elas saem do consultório.
Suco+tecnologia
"Minha celulite é de grau 1 para 2, com pouco inchaço. Procuro ter uma alimentação saudável, com restrição de gorduras e controle dos carboidratos. Adoro os sucos detox – que reduzem as toxinas do organismo, emagrecem e têm ação antienvelhecimento. Tomo esses sucos três vezes ao dia e adoro. Também recorro à tecnologia. Quem quer ficar de bem com o corpo tem de se cuidar, já que a celulite ainda não tem cura."
Adriana Vilarinho, 42 anos, de são Paulo
As armas dela
Todos os dias, faz uma hora e meia de musculação e exercícios aeróbicos, como corrida e transport, para acelerar o metabolismo. Após o banho, aplica cremes anticelulite com cafeína, amarashape, retinol ou thiamucase na fórmula. Essas substâncias melhoram a textura da pele porque agem sobre a microcirculação local, diminuindo o edema. Duas vezes por semana, submete-se a sessões de massagem modeladora e drenagem linfática para reduzir a retenção de líquido. Faz também sessões semanais de SmoothShapes, laser que derrete a gordura, intercaladas com outro aparelho, o Tripolar, antiflacidez. “Essas máquinas melhoram a irrigação local, quebram as células de gordura, reduzem a celulite e suas ondulações.” Para completar, uma vez por ano Adriana trata a flacidez das nádegas com o Thermacool, aparelho superpotente de radiofrequência.
Cápsulas+VelaShape
"Tenho furinhos desde os 18 anos, mas o quadro piorou depois que comecei a tomar anticoncepcionais. À base de hormônios femininos, eles aumentam a quantidade de líquido entre as células de gordura, comprimindo-as e prejudicando a circulação. Com o tempo, podem causar celulite. Por isso, me cuido sempre. Tomo muita água e evito excesso de sal e açúcar. Hoje, o problema está sob controle e me sinto muito feliz com meu corpo."
Mônica Aribi , 49 anos, de São Paulo
As armas dela
Mônica faz ginástica quatro vezes por semana. Toma cápsulas de soja todos os dias para melhorar a produção de colágeno e controlar a flacidez. Também consome suplementos à base de ácido gamalinolênico (GLA), ácido graxo essencial ômega 6, encontrado em óleos vegetais, que favorece a circulação. As pílulas são compradas em farmácia. Pelo menos uma vez por ano, Mônica submete-se a um pacote de dez sessões de VelaShape. “Esse aparelho destrói os nódulos de gordura e elimina líquido.” Além disso, faz a manutenção com sessões quinzenais. Na tentativa de combater uma marca mais profunda de celulite, Mônica tentou a subcision, técnica invasiva indicada para graus avançados. “O médico introduz uma agulha finíssima no buraquinho da celulite, rompendo as fibras que puxam a pele para baixo, soltando-a.” Mas, para ela, o resultado não foi satisfatório.
Pilates+SmoothShapes
"Hoje posso dizer que estou em paz com a celulite, mas ela e eu brigamos desde os 20 anos. Na época da faculdade, não ligava para ginástica nem tratamentos estéticos. Demorei a aprender que a celulite pode melhorar com dieta, ingestão de líquidos, atividade física, drenagem, cremes e tratamentos tecnológicos atuais."
Roseli Andrade, 38 Anos, de Santos (SP)
As armas dela
Faz pilates e ioga duas vezes por semana para enrijecer a musculatura. Fã de cremes, ela passa o RoC Retinol Anticelulite após o banho. “A fórmula tem forskolin, substância que estimula o metabolismo e ajuda a eliminar gordura.” Toda semana, Roseli submete-se a uma sessão de drenagem linfática com um creme manipulado à base de bioex antilipêmico (anti-inflamatório e redutor de medidas), cafeisilane C (inibidor das enzimas responsáveis pelo acúmulo de gordura), gingko biloba e chá verde (ativadores da microcirculação local). Usa a medicação oral Oenobiol Celulite, composta de ácidos linoleicos, extrato de grainha de uva e casca de pinheiro, ricos em polifenóis (fortes antioxidantes protetores dos vasos sanguíneos). Complementa a “guerra” com SmoothShapes, aparelho com luz de baixa frequência que “abre” as células gordas para que o laser de diodo penetre e derreta a gordura. Está na fase de manutenção, depois de ter feito o tratamento básico, de dez sessões, duas por semana.
Goma+VelaShape
"A celulite passou a me incomodar após a primeira gravidez, aos 29 anos. E piorou depois da segunda gestação, há 11 anos. Sou a típica mulher brasileira, com quadris largos e coxas grossas. Não posso evitar a celulite, mas consigo melhorar o aspecto da pele. Tinha grau 3, mas tratei e o resultado foi expressivo."
Márcia Purceli , 46 anos, de São Paulo
As armas dela
Corre 5 quilômetros duas vezes por semana, faz jumping (pular sobre uma cama elástica durante uma hora) e musculação. Todo esse treino elimina água e toxinas, e o resultado é visível: mais tônus e menos gordura. Todos os dias, aplica o creme anticelulite Drencell, da Dermage, em movimentos de baixo para cima. Toma o suplemento anticelulite Innéov (não disponível no Brasil), que combate a retenção de líquidos, e mastiga balas de goma de colágeno, com fórmula à base de antioxidantes, para firmar a pele. Submete-se a drenagem linfática uma vez por semana e é fã do VelaShape, aparelho que associa laser, radiofrequência e massagem. A luz infravermelha atinge a pele de forma superficial, contraindo as fibras de colágeno, o que garante firmeza. Já a radiofrequência aquece a região e aumenta o metabolismo das células de gordura, “enxugando-as”. O tratamento inicial pede dez sessões, duas por semana. Márcia está na fase de manutenção: aplica o VelaShape uma vez por semana.
Claudia

Nenhum comentário: