11.23.2011

China já é maior mercado de smartphones do planeta

Mercado: Ninguém segura a china

País asiátivo toma posição que pertencia aos Estados Unidos

Nokia lidera mercado de smartphones na China, mas pode perder espaço para a Apple no futuro
Nokia lidera mercado de smartphones na China, mas pode perder espaço para a Apple no futuro (Feng Li/Getty Images)
A China superou os Estados Unidos e se firmou como maior mercado mundial de smartphones, segundo relatório da empresa de consultoria Strategy Analytics. A venda dos dispositivos no país asiático alcançou a marca de 37,92 milhões de unidades no terceiro trimeste do ano. No período anterior, as vendas atingiram 24 milhões de telefones.
Tom Kang, analista da Strategy Analytics, afirmou que o crescimento registrado pela China se deve à distribuição de aparelhos como o iPhone, da Apple, e modelos que utilizam o sistema Android, do Google. Apesar disso, a Nokia lidera o mercado local, com 29% de participação, seguida pela Apple e pela sul-coreana Samsung, empatadas em segundo lugar. A HTC e a Sony Ericsson também ganharam força no mercado, especialmente nas principais cidades do leste e sul da China.
A consultoria prevê, no entanto, uma mudança de cenário no futuro. "Se a China Telecom lançar o iPhone 4S no ano que vem, é bem possível que a Apple passe o ocupar o primeiro posto na preferência do público", afirmou o relatório.
Veja

Nenhum comentário: