11.26.2011

Novex Óleo de Argan – Creme de Tratamento Ultraprofundo


Trezentos mil anos depois e venho eu aqui fazer a resenha sobre o que creio ser primeiro produto nacional a entrar na onda do óleo de argan.
Como se passou muito tempo desde o lançamento, achei que ninguém mais quisesse saber. Porém, embora muita gente tenha testado, dias atrás algumas amigas ainda formulavam questões sobre este produto: se era bom ou não, se valia a pena comprar…
Daí que resolvi “botar pra fora” a minha experiência. Quer dizer, minha experiência só não, esta resenha inclui, excepcionalmente, opiniões de algumas (outras) amigas da antiga "firma" que eu trabalhava!
Novex Óleo de Argan - Máscara Hidratante
Porque eu ganhei da marca a maior embalagem existente: UM QUILO de creme de tratamento com óleo de argan!
Como era produto pra caramba, resolvi dar um pouco pra cada uma das meninas que trabalhavam comigo pra saber o que elas achavam. Seria legal ouvir relatos diversos, que colhi tempos depois e agora compartilho aqui:
  • Bruna, estudante de arquitetura, cabelos lisos, com luzes: gostou bastante da experiência e percebeu uma melhora na maciez dos fios que estavam pedindo um carinho extra por causa da tintura.
  • Juliana, arquiteta, cabelos com progressiva e tingidos: gostou tanto, que depois de usar a sua parte da “prova” (aproximadamente um copo de 200 ml), comprou um pote para chamar de seu.
  • Priscilla, estudante de arquitetura, cabelos lisos, com luzes: gostou, mas não achou que foi o melhor creme que ela já usou na vida (ela, na época, já tinha usado o MoroccanOil “original”). Questionada se compraria o Novex, disse que, na ausência de grana para investir em algo mais caro, seria uma opção a ser considerada.
  • Melisa, estudante do técnico em edificações, cabelos longos, muito longos, bem cacheados e sem química: foi uma das que também amou o resultado e comprou um pote do produto depois de experimentar a sua amostra. Engraçado que, algumas semanas depois, eu que já tinha esquecido da “distribuição” do Novex na firma, ao elogiar o cabelo da Mel e perguntar o que ela tinha feito, recebi como resposta que a única coisa diferente que ela estava usando era o creme que eu tinha lhe dado!
Cumpre mencionar que não sou repórter investigativa e as meninas não são “blogueiras” de resenhas de cosméticos, então a opinião se restringe muito ao “gostei ou não gostei”, tá?
O creme e a minha opinião
Creme Novex Óleo de Argan
Um creme levemente consistente que, comparado ao irmão rico, até parece um condicionador – detalhe este que merece atenção na hora de utilizar o produto, porque ele pode escorrer por entre os dentes do pente - que uso como se fosse uma colher, pra não enfiar as mãos molhadas dentro da embalagem (e não estragar o produto). Mas, uma vez aplicado nos cabelos, ele até que agarra bem e aguenta até a hora do enxágue.
Creme com “cheiro de creme” sugestiona meu psicológico, que sempre imagina que máscara sem muita firula (como fragrância forte, por exemplo), vai funcionar melhor!
O fato é que consistência e aroma são detalhes quando se verifica o seu poder de hidratação. Sim, minhas amigas, ele hidrata bem o cabelo! E isto se percebe na maciez e redução do aspecto ressecado dos fios depois do processo finalizado.
Lembrando que tenho os cabelos naturalmente secos, que tendem a ficar ressecados com o uso constante de químicas diversas, do secador e da prancha. Como se não bastasse, meus fios são muito finos, que detonam com a mesma facilidade com que ficam pesados com qualquer excesso de produto.
Modo de uso
Costumava usá-lo depois do shampoo anti-resíduos, para assim ter a garantia de que as escamas dos cabelos estavam limpas e prontas para receber todos os nutrientes da máscara. Mas agora que a marca lançou o shampoo da mesma linha (e também a sua versão do óleo de argan, que vai merecer um post exclusivo), é ele quem tenho usado quando aplico o Novex.
Shampoo e Óleo de Argan Novex - Embelezze
Depois de retirar o excesso de água, aplico o creme e faço o enluvamento (que é aquela massagem com as mãos, em pequenas mechas dos cabelos, do comprimento às pontas) e deixo agindo enquanto termino meu banho. Tempo que varia bastante, mas nunca chega perto dos 25 minutos recomendado pela marca, para uso com touca laminada, que eu não tenho.
Comparação com o MoroccanOil
Inevitável fazer a comparação, né? Eu usei este creme da Novex antes e depois de ter o creme “original” da tampa laranja (que é o reconstrutor). E, apesar de achar que talvez ele se assemelhe mais ao da tampa marrom (hidratante), segue aí um pouco da minha experiência.
A diferença no resultado final, que EU percebi, no MEU cabelo, é que o Novex tem poder mais hidratante/amaciante, enquanto o MoroccanOil, apesar de também hidratar, reconstrói os fios (que eu entendo como um reparador de fios detonados, que tendem a ficar, ou ficam mesmo, “elásticos”). E, com este último, o resultado obtido pode ser observado por mais tempo. Vale ressaltar que, como quase toda máscara, ambos devem ser usados com moderação: hidratação em excesso pode deixar os cabelos pesados e reconstrução além da conta, “endurece” os fios.
Quanto à consistência, o que o Novex inspira de cuidados na hora da aplicação para evitar que escorra “por entre os dedos”, o MoroccanOil tem de consistente – do tipo virar a embalagem de cabeça pra baixo e o creme continuar intacto dentro do pote. E, tão marcante quanto a densidade, é a diferença no aroma: o cheiro do importado, que também não é de “perfume”, é bem mais forte que o Novex. E, neste quesito, considero os dois empatados.
Pra finalizar, o preço, né? Enquanto a gente paga mais de R$ 100,00 por 250 gramas da máscara importada, a embalagem do Novex de um quilo (pra dividir com as amigas e durar por toda a eternidade) pode ser encontrada, em qualquer esquina, por menos de R$ 20,00.
Uso o MoroccanOil sempre que pinto os cabelos ou exagero no uso da prancha. Já o Novex, uso como manutenção/prevenção mesmo.

Nenhum comentário: