11.25.2011

Receitas bem legais

         Almoço light




Esta receitinha é simples e bem leve.

De entrada uma salada crua. Aqui na foto fiz com: couve lisa cortada fina, tomate, cebola, pepino e azeitonas verdes. Pra temperar: Azeite extra-virgem, limão, sal e lascas de alho.

Prato principal: Arroz 4 graos (como fiz isso? Misturei arroz parboilizado, arroz integral, arroz cateto e arroz selvagem. Isso é uma boa idéia para quem não pode comer todo dia arroz integral por conta do custo - Pegue 1kg de cada e misture. Assim poderá comer saudável e com um custo mais baixo). + Feijão branco com tempero de sua preferência. Aqui em casa nunca deixo de colocar folha de louro. E nunca coloco carnes, bacon, linguiças...Nada disso. Depois ensinarei um caldo de carne caseiro e que deixa o feijão com o mesmo sabor, só que quase nada de gordura. + Salmão assado. Anotem aí o tempero: Suco de 1 laranja, mostarda e shoyo à gosto, pouco sal (pois esse dois anteriores já têm bastante), alecrim, tomilho, orégano também à gosto e 1 colher de chá de alho em pasta. Cubra o salmão com esse molho, uma regada de azeite por cima e coloque pra assar. Preste atenção no tempo, pra não ficar seco demais e a carne do peixe não ficar macia. + Cenoura e brócolis no vapor.


            Salada Mix




Nem só de sopas e caldos quentes a gente vive no inverno. Uma boa pedida para um jantar leve e saudável é um farto prato de salada mix. Um prato completo, riquíssimo em vitaminas, minerais e antioxidantes. Maravilhoso para o intestino, pele, cabelos, unhas.

Aqui em casa faço direto e sempre pedem mais. Mas desta vez quem botou a mão na massa, quero dizer nos verdes (risos) foi o João (namorido).

Querem a receita? É simples e rápida! Ah, não vou dizer a quantidade que isso vai de acordo com a quantidade de pessoas e gosto. Aqui sempre faço muitão.

Anotem aí:

Alface americana (pode ser a de seu gosto);
Rúcula;
Tomate em cubos (as sementes tiro de acordo com meu tempo);
Cebola em tiras;
Pepino tiras ou cubos;
Cenoura crua em cubos;
Brócolis ninja (crua ou cozida no vapor. Desta vez foi crua - fica bem crocante);
Ervilha (de preferência fresca)- enlatados contém muito sal e conservantes
Milho verde (tbm fresco) - '' '' '' ''
Azeitona verde ou preta;
Palmito ou Champignon;
Sardinha;
Torradas prontas ou caseira quebradas - ou até mesmo croutons que tbm já vende pronto (Bauducco).

Substituições:

>>Sardinha por atum, aliche, frango desfiado, salmão grelhado ou sashimi de salmão, de atum, de Saint Peter, de polvo, camarão, ... A proteínas que você quiser. Cuidado com o sal quando usar por exemplo aliche (pois é muito salgado já).

>> Ervilha por grão de bico, lentilha ou feijão branco.

>> Pode acrescentar ou trocar as folhas verdes.

Para temperar: uso em quase todas as minhas preparações - Alecrim, tomilho, cebolinha, coentro, sal (praticamente um nada), limão, cominho ou pimenta do reino, pimenta rosa, alho (nesse caso foi o desidratado em lascas), manjericão e azeite extra virgem.

Detalhe: para o sabor ficar realmente maravilhoso, tentem usar as ervas frescas. Alecrim e tomilho por exemplo quase não é sentido na comida quando é desidrato. Fresco é sempre melhor!

Pra acompanhar um bom vinho tinto como na foto. Um Marraso - Malbec.
Dependendo do seu gosto e do tipo de proteína pode se usar um vinho branco tbm.

Para quem não bebe alcool, sucos naturais caem muito bem. Vai uma receitinha aí Renally? Vai sim, anotem hein?!

Suco de morango (pode ser 1 polpa) + suco de laranja + 2 folhas de couve bem lavadas (por favor). Bater tudo no liquidificador. Não precisa adoçar, mas quem não resistir, dar preferência ao demerara.


Gordura - O 6º sabor?



Estudiosos da Deakin University Australia, juntamente com pesquisadores The University of Adelaide, descobriu que as papilas gustativas localizadas na língua dos seres humanos possuem receptores com capacidade de identificação não só dos sabores doce, azedo, amargo, salgado e umami. Mas sim que conseguem diferenciar também o sabor: gordura. Considerado por eles o 6º sabor.

Segundo dados publicados na revista British Journal of Nutrition, pessoas com maior sensibilidade ao sabor das gorduras, sentem-se menos atraídas por alimentos ricos em lipídios e por isto possuem um IMC menor. Algumas pessoas parecem ter receptores para gordura menos sensíveis tornando-as susceptíveis ao ganho de peso.

Pãozinho sem glúten


Para fazer esta receita, vc precisa preparar primeiro a farinha sem glúten que está aqui abaixo.

Farinha sem glúten
•200grs. de farinha de arroz
•200grs. de polvilho doce
•2 colheres (de chá cheias) de Goma Xantana* (Pode ser usada goma guar + xantana)

*A Goma Xantana é encontrada em lojas de produtos naturais e é muito usada como espessante

Misturar tudo muito bem. Guardar num recipiente de vidro bem fechado

Pãozinho Rápido sem Glúten

•3 xícaras (de chá) de farinha sem glúten (cada xícara tem 130 gramas, portanto total = 390 gramas)
•3 colheres (de sopa cheias) de açúcar
•4 colheres (de sopa) de margarina sem sal
•2 colheres (de sopa cheias) de fermento em pó
•2 ovos médios
•1 xícara de leite (200 ml)

Modo de Preparo

Misturar todos os ingredientes em uma tigela, mexendo com uma colher. Quando estiver bem misturado, fazer os pãezinhos untando a palma da mão com margarina. Colocar em assadeira levemente untada e pincelar com gema de ovo. Aquecer o forno em temperatura máxima por 10 ou 15 minutos. Enquanto o forno está sendo aquecido, deixe os pãezinhos descansando. Passado esse tempo leve-os ao forno.

Como assar


Deixe por 05 minutos em forno máximo, abaixe para 200 graus e deixe 10 minutos nessa temperatura. Depois abaixe novamente o forno para 180 graus e deixe assar os pães por mais 10 minutos. Desligue. Retire do forno. Sirva quente ou frio com geléia, mel, etc...

: 

Nenhum comentário: