11.23.2011

Prevenção de enxaqueca :

Laboratório Libbs Farmacêutica lança Égide

Novo medicamento à base de topiramato pode ser encontrado nas apresentações 25, 50 e 100mg com 60 comprimidos.
A enxaqueca é uma doença neurológica de diagnóstico clínico com predominância em pessoas jovens – principalmente em mulheres, e que pode ser prevenida e tratada. Para evitar o surgimento do problema que afeta cerca de 2 milhões de brasileiros, a Libbs Farmacêutica, laboratório 100% nacional com forte atuação na área de Sistema Nervoso Central, acaba de lançar o Égide, produto de ação preventiva que diminui a frequência e a intensidade das crises.
Com a nova terapia, a empresa ratifica sua tradição em desenvolver soluções personalizadas, voltadas ao público nacional e, principalmente, acessíveis à população. O Égide chega ao mercado com a vantagem de ter o menor preço em comparação a todos os genéricos disponíveis. A marca de topiramato da Libbs faz parte da nova geração de medicamentos utilizados na prevenção da enxaqueca e complementará a linha de tratamento que a companhia oferece para a doença. “Usado na prevenção, o Égide fará dupla com o Sumax, indicado para as situações de crises agudas ”.
Diferentemente do que muitos acreditam, conviver com enxaqueca não é normal. Pior ainda: tentar administrar a rotina com ela pode ser prejudicial à saúde. No Brasil, apenas 2% das pessoas que sofrem do problema adotam tratamento preventivo. Os números da Sociedade Brasileira de Cefaleia também mostram que a doença é responsável por 35% das consultas neurológicas no país. Em geral, os pacientes acometidos sentem dor de cabeça latejante e unilateral que pode mudar de lado e, dependendo da intensidade da crise, o indivíduo corre o risco de ficar impossibilitado de realizar suas atividades habituais.
Reconhecida pela Sociedade Internacional de Cefaleia como uma das 150 modalidades de dor de cabeça, a enxaqueca gera, em sua fase crítica, sintomas peculiares como intolerância à luz, aos ruídos e a odores; além de náusea e vômito. Movimentos bruscos da cabeça e esforços físico e mental também podem agravar a dor durante a crise aguda.
Saiba quando adotar o tratamento preventivo para a enxaqueca: Duas ou mais crises por semana |.Crises incapacitantes |Medicamentos para as crises são contraindicados devido a condições pré-existentes do paciente |Incapacidade psicológica de conviver com as crises |Uso excessivo e/ou regular de analgésicos |Início previsível das crises que requer o uso repetido de medicamentos |Paciente prefere a medicação preventiva .
[www.libbs.com.br ].

Saiba ainda sobre este mal:

O que causa a enxaqueca?

O que fazer?

Como prevenir a enxaqueca?

São perguntas muito comuns nos dias de hoje, assim como a enxaqueca que é uma causa comum de incapacidade, que só em Portugal atinge quase um milhão de pessoas, sendo as mulheres especialmente atingidas.
A enxaqueca caracteriza-se por uma intensa dor de cabeça sob forma latejante que se concentra sobretudo num lado do crânio e que pode durar entre 3 e 72 horas.
A enxaqueca quando atinge um patamar extremo, pode afectar a vida familiar, social e profissional, privando quem sofre desta doença de viver a sua vida ao máximo. Dos vários subtipos de enxaquecas, existem dois que se destacam, sendo os dois principais tipos.
A enxaqueca “comum” (enxaqueca sem aura), talvez a mais passível de ser confundida com uma simples dor de cabeça. A enxaqueca comum é causada muito frequentemente pelo stress e pelo cansaço. E a enxaqueca com aura, a versão clássica, com todos os traços e sintomas que popularmente atribuímos à enxaqueca. Apesar disso, este tipo é o menos frequente de enxaqueca, ocorrendo em apenas 15% dos casos.
A aura é um sinal de alerta fisiológico, que antecede uma crise de enxaqueca. Manifesta-se geralmente sob a forma de perturbações, frequentemente passageiras, da visão (pontos luminosos, zigue-zagues, imagens turvas e até, perda parcial da visão de um dos lados do campo de visão (em alguns casos)), mas também podem ocorrer sob a forma, por exemplo, de formigueiros ou dormência de uma das mãos ou num lado da cara.

As causas da enxaqueca

Ainda não se sabe exactamente, quais são as causas da enxaqueca. O que se sabe é que se deve a pequenas alterações neurológicas e provavelmente, a factores genéticos. As pessoas com enxaquecas podem herdar uma maior susceptibilidade a determinados gatilhos que precipitam as suas crise.
A fadiga, a luz pulsante ou forte e até as mudanças de tempo são alguns dos factores que as podem despoletar. Pensa-se que a causa será neurovascular e que se deverá a irregularidades genética em certas partes do cérebro.

O que pode precipitar uma crise?

Muitas enxaquecas parecem ser surgir de factores externos. Esses gatilhos variam muito e não têm o mesmo efeito em toda a gente. Por isso é que é importante perceber quais as situações ou factores por trás de cada crise.
Um dos factores precipitadores mais comuns é o stress emocional. Nestas situações o cérebro liberta substâncias que, a actuar, estimulam os vasos sanguíneos, podendo, portanto, provocar uma crise. A ansiedade, a fadiga, a excitação e a preocupação podem aumentar a tensão muscular e intensificar a enxaqueca.
Estas crises costumam aparecer tanto nas mulheres como nos homens, na entrada para a adolescência e mantendo-se até perto dos 40 anos, mas estas crises também podem aparecer mais cedo, ou seja, durante a infância ou a partir da primeira menstruação.
No caso das crianças, os sintomas são diferentes e podem ser difíceis de identificar. Por isso fique atenta, caso tenha filhos. Esteja alerta a sinais de fonofobia (medo de falar em voz alta), choro, birras, olheiras, ou seja, principalmente se forem provocadas por alterações dos padrões de sono ou de alimentação.

Durma melhor a partir de hoje

O tratamento neste caso é muito mais simples, e tudo o que basta é uma grande sesta ou uma boa noite de sono.

Nenhum comentário: