11.26.2011

De carona com elas

Acessórios que valem o investimento
Por Equipe Petrobras em novembro de 2011

Com a tecnologia avançada e preços acessíveis, os gadgets automotivos estão invadindo os carros femininos

Passamos tanto tempo no trânsito que alguns mecanismos eletrônicos, antes vistos como “frescurinhas”, agora são essenciais para o nosso conforto a bordo. Além dos itens mais comuns, como ar-condicionado, direção hidráulica e um bom equipamento de som, alguns apetrechos transformam seu carro em um escritório móvel ou em uma sala de entretenimento. A seguir, confira quais são os principais gadgets que facilitam sua vida ao volante:

PILOTO AUTOMÁTICO

Algumas marcas de carro já permitem a instalação desse dispositivo, que é considerado de última geração. Quando a motorista atinge a velocidade desejada, ela aperta um botão localizado próximo ao volante e aciona o dispositivo. O automóvel permanece em velocidade constante e basta à motorista apenas guiar. Para desativar o piloto automático é só pisar no freio ou na embreagem.

MACACO AUTOMÁTICO

O equipamento levanta o carro sem precisar de nenhum tipo de esforço seu. O kit também conta com uma parafusadeira elétrica, que serve para soltar a roda e depois prendê-la. Tudo bem rapidinho e sem sujeira!

SENSOR DE ESTACIONAMENTO

Alerta a motorista sobre a distância de obstáculos em manobras de ré. Dois sensores são instalados no para-choque traseiro e disparam um alarme sonoro quando houver possibilidade de colisão. Alguns modelos mais modernos contam com uma tela acoplada ao painel, em que aparece a distância entre o carro e o obstáculo.

GPS + TV

Além de encontrar caminhos, traçar rotas e guiar a motorista, alguns aparelhos vêm com TV digital integrada. Mas vale o alerta: só é permitido assistir TV a bordo quando o carro estiver parado.

DVD + CENTRAL MULTIMÍDIA

O aparelho permite que a motorista assista a filmes, receba chamadas telefônicas via bluetooth e escute música (formato CD ou MP3). Mais uma vez não se esqueça do que diz a legislação: a lei só permite a instalação de DVD no painel se o aparelho tiver a função de parar automaticamente quando o carro estiver em movimento.

RECONHECIMENTO DE DIGITAL

O alarme do futuro só liga o motor depois de checar as digitais da motorista. O aparelho permite que a dona do carro registre as digitais dela e de outras pessoas de sua confiança.

Nenhum comentário: