11.23.2011

HÉRNIA DE DISCO NA GRAVIDEZ MERECE ATENÇÃO REDOBRADA

Hérnia de disco na gravidez merece atenção redobrada

A hérnia de disco pode atingir mulheres durante a gravidez por vários motivos. Entenda mais sobre o assunto.

:
No dia 30 de setembro, o jogador de futebol David Beckham revelou à revista People que sua esposa, Victoria Beckham, teve uma hérnia de disco durante a gestação que a impediu, inclusive, de pegar no colo a filha Harper Seven quando ela nasceu. Assim como Victoria, muitas mulheres passam pelo mesmo transtorno durante a gestação.
Segundo o médico Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna e fundador do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral), ter hérnia de disco é comum entre as mulheres. “Isso ocorre com o avançar da gravidez, pois o aumento do peso abdominal desloca o eixo de equilíbrio e provoca uma maior curvatura na lombar, ocasionando dores nas costas e, muitas vezes, a hérnia de disco”, explica.
De acordo com a imprensa internacional, amigos de Victoria informaram que a patologia seria culpa do uso frequente de saltos altos. “Sem dúvida, o uso desmedido dos saltos, principalmente os muito altos, promovem ainda mais a curvatura da lombar, fazendo com que os discos intervertebrais – responsáveis pelo amortecimento da coluna - se desgastem, causando o rompimento do núcleo e, assim, atingindo os nervos, o que provoca as fortes dores”, alerta Dr. Helder.
Segundo Dr. Helder, o ideal é que a mulher prepare o corpo para a gravidez fortalecendo a musculatura que protege a coluna vertebral. Ainda segundo ele, “é importante exercitar os músculos profundos da coluna (multifidos) através da musculação ou do pilates, o que vai promover uma maior estabilização vertebral”.
A postura da grávida também é fundamental para prevenir este mal. Tanto na gestação como no pós-parto, as mulheres estão suscetíveis às dores nas costas pelo excesso de peso que carregam, seja no útero ou nos braços. “O segredo é evitar curvar a coluna excessivamente em tarefas como colocar ou retirar a criança do berço, na hora do banho e na troca de fralda. Já na amamentação, é preferível colocar o bebê próximo ao peito, sentada, com uma almofada de apoio sob o braço”, orienta o especialista.
Tratamento
Durante a gravidez e a amamentação, muitos tratamentos habituais são contraindicados, como o uso de medicamentos e a cirurgia, cuja indicação gira em torno de 5% dos casos. Nesta situação, a mulher pode recorrer aos tratamentos não invasivos, como métodos fisioterapêuticos. Um deles é a Reconstrução Músculo-Articular (R.M.A.) da Coluna Vertebral.
“Esta técnica envolve o uso das ultramodernas mesas de tração eletrônica e flexão-descompressão, além da fisioterapia manual aliada a exercícios de musculação e pilates”, explica o médico que alerta, ainda, que o uso da mesa de tração durante os últimos meses da gestação não é utilizada por precisar envolver a região abdominal. Nestes casos, é feito um trabalho mais voltado para a fisioterapia manual e exercícios específicos.

Nenhum comentário: