11.24.2011

Descubra como eliminar as manchas provocadas por espinhas


Rio - Se ver livre das espinhas não é fácil. Ainda mais quando elas deixam para trás manchas escuras que parecem levar uma eternidade para ir embora. De fato, 95% das mulheres jovens que lutam contra a acne tendem a ficar com algum tipo de descoloração da pele, e cerca de 25% terão cicatrizes permanentes, de acordo com Mona Gohara, professora clínica assistente da Dermatologia da Yale School of Medicine. Em vez de ficar olhando desesperadamente para essas marcas pós-acne no espelho, a mulher precisa fazer algo a respeito.


Para a Dra. Gohara, o primeiro passo é saber com o que está lutando. “Já é metade da batalha”.
Reprodução Internet
Peeling é uma das alternativas para se livrar das espinhas
Na maioria das vezes, quando as pessoas falam sobre as "cicatrizes" da acne, elas estão se referindo a uma condição chamada hiperpigmentação pós-inflamatória (PIH, na sigla em inglês). Em pessoas de pele clara, a PIH se parece com uma mancha lisa rosa-avermelhada. Já nas mulheres morenas e de pele escura, a descoloração é geralmente em tons de roxo, bege, ou preto. O PIH ocorre quando, em resposta à lesão, a pele precisa produzir mais melanina (substância responsável pelas nossas cores). Aquelas com pele mais escura têm maior probabilidade de ter hiperpigmentação. No entanto, isso não é permanente e acabará por desaparecer com o tempo.
Verdadeiras cicatrizes de acne ocorrem quando a inflamação na pele é grave o suficiente para causar degradação do colágeno. Isso é resultado de acne cística. As cicatrizes podem ser rosadas ou um pouco mais escuras no início, mas a pele pode voltar à cor normal. Já a textura permanece diferente.
O tipo mais comum de cicatrizes são as atróficas, que causam depressão na pele e precisam ser tratadas para serem eliminadas.


Passo 1: Escolha o produto certo para a lavagem


Quem está lidando com hiperpigmentação deve usar um limpador suave e sem grânulos. Produtos que contêm grânulos podem causar micro-cortes no rosto, que sinalizam a pele para produzir mais melanina.

Passo 2: Vitamina C


Tópico de vitamina C é ótimo para acelerar o desaparecimento da PIH. Na verdade, é melhor se usado em conjunto com um produto de retinol (ver passo 3). A cada manhã, aplicar vitamina C em gel, soro ou creme, dependendo do seu tipo de pele. Além disso, não sair de casa sem colocar protetor solar em seu rosto, o que é essencial. Raios solares - mesmo aqueles que podem ser capturados através das janelas do carro ou na escola - podem piorar a PIH. Até mesmo a luz proveniente das lâmpadas pode escurecer manchas faciais.

Passo 3: Combate noturno


Produtos que contêm retinol e hidroquinona são fundamentais na luta contra o PIH. Usar esses produtos em noites alternadas também pode ajudar a acalmar o agravamento potencial da pele. Se a mulher tem pele sensível, retinol e hidroquinona podem ser muito irritantes. Em vez disso, pode-se utilizar produtos com soja, um antídoto natural para as indesejáveis manchas castanhas.


Passo 4: Peelings caseiros


Peelings químicos em casa são um bom complemento para o tratamento da PIH. Eles ajudam, mediante a esfoliação da pele, no desaparecimento das manchas. Para evitar o ressecamento, vermelhidão ou agravamento involuntário, faça isso apenas uma vez cada duas semanas.
Mas lembre-se: dermatologistas são os especialistas indicados para recomendar o tratamento ideal para cada tipo de pele. Como qualquer outra doença, se automedicar é perigoso e pode não trazer os resultados esperados. O ideal é marcar uma consulta com um especialista, que indicará o melhor tratamento.
POR GARDÊNIA CAVALCANTI
O Dia 

Nenhum comentário: