11.24.2011

QUEM AMA ABRAÇA


Campanha vai chamar a atenção da sociedade para a violência contra a mulher

Rio - Em comemoração aos 30 anos do Dia Internacional de Luta pela Não Violência contra Mulheres, a Rede de Desenvolvimento Humano e o Instituto Magna Mater lançam a campanha Quem Ama, Abraça – Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, com eventos quinta e sexta-feira, no Espaço Cultural do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) e no Largo da Carioca, no centro do Rio.

A campanha tem como principal objetivo chamar a atenção da população para os dados alarmantes, extraídos do Mapa da Violência 2011, do Ministério da Justiça, e da pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

A pesquisa constatou que 30% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica; que a cada duas horas, uma mulher é assassinada no Brasil; que seis em cada dez brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de violência doméstica; e que a cada dois minutos, cinco mulheres são violentamente agredidas no país.

“Tivemos a preocupação de fazer uma campanha que dialogasse com a sociedade. O que queremos muito é atrair a sociedade, as pessoas, homens e mulheres, para que a gente possa fazer um mutirão. Criar uma grande onda de abraços pelo fim da violência contra as mulheres. Infelizmente, os dados que temos até hoje são assustadores”, ressaltou a coordenadora executiva da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), Schuma Schumaher.

Segundo a coordenadora, existem leis que garantem proteção para a mulher que denuncia seu agressor, e é importante denunciar os agressores. Para ela, o movimento busca assegurar os direitos das mulheres e é preciso encontrar meios para que os índices de violência sejam menores na sociedade.

Desde o dia 16 de novembro, sete estatuetas de mulheres estão espalhadas em pontos de grande movimento da cidade. A intervenção faz parte da ação Mulheres pela Cidade, que se propõe, por meio de representação simbólica de estatuetas de madeiras, a mostrar às autoridades e à opinião pública como as mulheres são tratadas.

De sexta-feira ao dia 10 de dezembro, a campanha Quem Ama, Abraça estará na TV, no metrô e nas ruas de importantes cidades brasileiras. A campanha conta ainda com veiculação nacional de um videoclipe gravado por grandes nomes da música brasileira, a ser lançado no portal www.quemamaabraca.org.br, além de intervenções urbanas .

Esta é a primeira vez que o movimento se apresenta no Brasil. Além do Rio, foram colocadas estatuetas nas cidades de Porto Alegre, Vitória, Natal e Belém.
Com informações da Agência Brasil

Campanha ‘Quem Ama Abraça’ será lançada amanhã (23/11) no Rio de Janeiro com apoio da ONU Mulheres

Nesta quarta-feira (23/11) ocorreu o lançamento oficial da campanha “Quem Ama Abraça”, com a presença de autoridades estaduais como a Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres Iriny Lopes , lideranças dos movimentos feministas, diversos artistas e gestoras de políticas públicas. A campanha “Quem Ama Abraça” é uma ação da Redeh e do Instituto Magna Mater, com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul. A iniciativa é composta por um clipe para TV que será veiculado nacionalmente. A peça teve a direção de Denise Saraceni e apresentação de Elisa Lucinda.
O cilpe contou com as participações de Alcione, Beth Carvalho, Carlinhos Brown, Chico César, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Lenine, Luiz Melodia, Margareth Menezes, Martinho da Vila, Monique Kessous, Roberta Sá e Teresa Cristina. A composição é assinada por Rogê e Gabriel Moura, enquanto a direção musical do clipe ficou por conta do produtor Guto Graça Mello.

Nenhum comentário: