11.23.2011

GANHO DE PESO NA GRAVIDEZ

Ganho de peso na gravidez

Saiba tudo sobre este assunto!

Compartilhe:
Comer por dois. Este é o maior equívoco que uma mulher grávida pode cometer. Por mais que a necessidade nutricional seja maior, a ingestão calórica deve aumentar apenas em 200 ou 300 calorias, quando comparada a uma dieta normal. Ou seja, o consumo diário passa a ser de 1800 a 2100 calorias. Tudo dependerá da orientação do seu médico. Tire as suas dúvidas sobre o ganho de peso na gravidez:

- O ganho de peso na gravidez dependerá de uma série de fatores, como o peso antes de engravidar, a estrutura da mulher e o tipo de alimentação consumida durante os nove meses. Quem define isso é o obstetra que acompanhará a gestante durante todo este tempo.

- Numa gestação normal, o ganho de peso varia entre 7 e 18 Kg. Caso a mulher esteja abaixo do peso ideal ao engravidar, este valor muda para entre 12 e 18 kg. Se estiver acima do peso, passa a ser de 7 e 12 kg.

- Algumas gestantes não estão incluídas neste cálculo. É o caso das adolescentes e das mães que esperam mais de um bebê.

- O peso deve aumentar gradativamente. No final do terceiro mês, o ideal é se engordar apenas 1 ou 2 kg. Nesta época, o feto pesa cerca de 5 g. A partir do quarto mês, o ideal é ganhar 400 g por semana.

- Para isso, a mulher deve adotar uma alimentação equilibrada, colorida e fracionada, com alimentos ricos em proteínas, ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio.

- É fundamental manter-se hidratada e evitar alimentos gordurosos. Nada de frituras ou salgadinhos industrializados.

- Os exames de pré-natal são essenciais para que o médico avalie, mês a mês, o ganho de peso da gestante. Somente esse profissional ou um nutricionista pode recomendar reforço alimentar ou regime.
Sua Dieta

Nenhum comentário: