11.23.2011

Doenças cardíacas reduzirão expectativa de vida da atual geração de adolescentes

Estados Unidos

Levantamento mostrou que a saúde cardiovascular dos jovens está piorando – o que pode representar uma mortalidade precoce na idade adulta

Estudo mostra que saúde do coração dos jovens está piorando Estudo mostra que saúde do coração dos jovens está piorando (Thinkstock)
Um estudo que engloba vários índices sobre a saúde cardiovascular mostrou que a atual geração de adolescentes americanos é a menos saudável da história. De acordo com a pesquisa, os jovens apresentam altos níveis de açúcar no sangue, obesidade, maus hábitos alimentares e escassez de atividade física — dados que podem aumentar a mortalidade por doenças cardíacas na idade adulta mais cedo. A pesquisa foi apresentada durante o Congresso da Associação Americana do Coração, em Orlando.

Confira os principais resultados


  1. Açúcar elevado no sangue
  2. Mais de 30% dos meninos e mais de 40% das meninas têm de açúcar elevado no sangue, aumentando o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
  3. • Sobrepeso ou obesidade
  4. 35% dos meninos e meninas estão com sobrepeso ou obesos. Essas taxas tendem a se agravar com o avanço da idade, segundo os pesquisadores.
  5. • Baixa atividade física
  6. Somente 38% das meninas tinham um nível de atividade física ideal em comparação com 52% dos meninos.
  7. • Colesterol alto
  8. 65% das meninas tinham o nível ideal de colesterol, em comparação com 73% dos meninos.
  9. Tabagismo
  10. Quase 25% dos adolescentes haviam fumado no mês que antecedeu a pesquisa.
  11. Pressão arterial
  12. Mais de 90% dos meninos e meninas tinham um nível ideal de pressão arterial.
"As pessoas nascem com a saúde cardiovascular ideal, e o que estamos observando é que esta saúde está sendo comprometida mais cedo", disse Donald Lloyd-Jones, professor de medicina preventiva da Universidade Northwestern Feinberg School of Medicine. "O futuro destes adolescentes é sombrio", disse.
Pela primeira vez, registrou-se um aumento nos índices de mortalidade cardiovascular em adultos mais jovens, com idades entre 35 e 44 anos, particularmente em mulheres. Para traçar o perfil, o estudo analisou 5.547 crianças e adolescentes, com idades de 12 a 19 anos entre 2003 e 2008. Os resultados mostraram que boa parte deles está acima do peso, tem níveis elevados de açúcar no sangue, não fazem atividade física ou fumam. Confira ao lado os resultados detalhados.
A amostra representa um total de 33,1 milhões de crianças e adolescentes, segundo levantamento do National Health and Nutrition Examination Surveys. "A doença cardiovascular é um processo que ocorre ao longo da vida. As placas de gordura que costumam matar as pessoas entre 40 e 50 anos de idade começam a se formar na adolescência e na juventude. Esses fatores de risco realmente importam", diz Lloyde-Jones. "Depois de quatro décadas de declínio de mortes por doenças do coração, estamos começando a perder a batalha novamente."
"O que foi mais alarmante sobre as conclusões deste estudo é que nenhuma criança ou adolescente pesquisado preencheu os critérios para a saúde cardiovascular ideal", disse Christina Shay, uma das autoras da pesquisa.
Veja

Nenhum comentário: