11.25.2011

Combate à violência contra a mulher avançou, mas ainda falta muito

DIA 25 DE NOVEMBRO: DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA NÃO VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

Dia 25 de novembro: Dia Internacional de Luta pela não Violência contra Mulheres
No Dia Internacional de Luta pela não Violência contra Mulheres os números ainda assustam. A cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas no Brasil. Saiba mais.

Compartilhe:
Com o passar dos anos, as mulheres conquistaram o status de chefes de família e alcançaram posições de comando em grandes empresas nos quatro cantos do mundo. Mas, apesar da evolução feminina, um fator continua perseguindo esta parcela da população mundial: a violência. Neste dia 25 de novembro, Dia Internacional de Luta pela não Violência contra Mulheres, uma pesquisa serve de alerta tanto para mulheres quanto para homens: no Brasil, 30% das mulheres já sofreram algum tipo de violência.
O estudo realizado pela Fundação Perseu Abramo confirma o que podemos ver na ficção, com a personagem Celeste, interpretada pela atriz Dira Paes, na novela “Fina Estampa”. A cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas no país e 7,2 milhões de brasileiras com mais de 15 anos já sofreram violência física.
Para quem não sabe, a violência contra a mulher é qualquer ato ou conduta baseada no gênero que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico a ela, tanto na esfera pública, quanto na privada. Essa classificação foi definida em 1994, na Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, em Belém.
Mesmo com a Lei Maria da Penha em vigor, uma pesquisa realizada pelo DataSenado, em fevereiro de 2011, mostrou que 66% das brasileiras acham que a violência doméstica aumentou. O documento destaca, ainda, que o tipo de violência mais comum é a física, citada por 78%; em segundo lugar, aparece a violência moral, com 28%, praticamente empatada com a violência psicológica, 27%.
Em caso de violência, a vítima deve acionar o serviço de denúncia 180 ou a Polícia Militar, através do número telefônico 190. Para obter informações sobre como agir em casos de violência doméstica e sexual, o Portal da Saúde, do Governo Federal, informa sobre os Serviços de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual e Serviços de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica.
Fonte: Portal da Saúde do Governo Federal

Hoje, declarado Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, já chega a 125 o número de países em todo o mundo que adotaram leis específicas que penalizam a violência doméstica contra as mulheres - no nosso caso, a Lei Maria da Penha. 

Parece muito, o dado é animador, mas por outro, nada menos que 603 milhões de mulheres ainda vivem em países em que não existe essa legislação, ou seja, nos quais a violência doméstica ainda não é enquadrada como crime.

Estes dados são analisados pela diretora-executiva da ONU-Mulheres, Michelle Bachelet no artigo “A violência contra mulheres e meninas”,.

Recomendo a leitura do texto de Michelle Bachelet, com especial atenção para o trecho em que ela encarece a importância do engajamento, trabalho e papel de todos, de homens e mulheres, para educar, deter e prevenir a violência.
Blog do Zé Dirceu

|

Nenhum comentário: