11.26.2011

Como melhorar a gestão do meu negócio?

Conheça bem onde o seu dinheiro está sendo investido, diz especialista

Mão segura calculadora
Não acredite em fazer gestão baseado em intuição, alerta especialista
Como melhorar a gestão do meu negócio?
Respondido por Dalton Viesti, especialista em gestão
Para uma gestão eficiente, antes de tudo, é necessário livrar-se de um mito antigo de que fazer gestão baseado em intuição é um bom negócio.
Gestão é o conhecimento e o uso efetivo de todas as ferramentas disponíveis e aplicáveis em um negócio, como planejamento, finanças, marketing, produção, operações e recursos humanos.
É obvio que todas as ferramentas existentes em cada uma destas áreas são importantes. Mas, as estatísticas demonstram que um terço das empresas que não consegue se manter no mercado são as companhias que não fazem uso adequado das ferramentas financeiras para controle e equilíbrio do dinheiro investido.
Ferramentas básicas como controle de investimentos, capital de giro, fluxos de caixa, orçamentos e demonstrativos de resultados são imprescindíveis para um perfeito controle de suas finanças e fazem com que se consiga obter uma minimização dos riscos de fechar, além de reduzir a incerteza com relação às tomadas de decisão.
Recomenda-se que o gestor esteja bastante seguro quanto à projeção das quantidades a serem vendidas e faça todo cálculo de ponto de equilíbrio e retorno sobre o investimento.
Dalton Viesti = Revista Exame

Nenhum comentário: