11.23.2011

DOULAS: COMPANHIA NA GRAVIDEZ E HORA DO PARTO

Doulas: Companhia na gravidez e hora do parto

Conheça melhor este método.

:
Pouco conhecido no Brasil, o trabalho das doulas pode ser considerado uma profissão. A palavra que é de origem grega significa “mulher que serve” e a atividade consiste em acompanhar a gestante em diversas atividades durante o tempo que a futura mamãe achar necessário. Ela dá suporte físico e emocional até mesmo na hora do nascimento do bebê.  Orienta o casal sobre os cuidado com o recém nascido e na amamentação.
Com amplo conhecimento nesta área, a educadora perinatal e doula Maria de Lurdes Teixeira, conhecida como Fadynha, explica que sua atuação é tão ampla que pode começar antes da concepção do bebê. “Meu trabalho pode começar na pré-concepção, com casais que querem engravidar. Cuidando da alimentação da mulher, fazendo Yoga, ministrando palestras e cursos em um instituto especializado no atendimento às grávidas.” Explica a doula.
Apesar da vasta experiência entre as mulheres que desenvolvem este trabalho, uma doula não está apta a executar qualquer procedimento médico, não faz exame, nem pode assumir o papel do pediatra.  Sua incumbência é orientar.
A doula conforta a futura mamãe com massagem, relaxamento e até banhos. Dessa forma, ajuda a encontrar posições confortáveis na hora do parto e ensina formas eficientes de respiração e alívio das dores ocasionadas neste momento tão especial para toda mulher. Por isso mesmo, Fadynha destaca que esta deve ser uma relação de troca e confiança.
Vale ressaltar que uma doula não substitui o lugar do pai da criança. Ela pode atuar na mediação entre pais e equipe médica, por exemplo.  Sempre com foco no bem estar da gestante e do bebê.

Nenhum comentário: