O princípio ativo da pimenta, a molécula capsaicina, desencadeia reações moleculares que ajudam as células a eliminar gordura e perder peso, indica uma nova pesquisa.
O estudo, publicado no periódico acadêmico "Journal of Proteome Research", confirmou que a capsaicina reduz a absorção de calorias pelas células e abriu caminho para elucidar o mecanismo por meio do qual o fenômeno ocorre. O trabalho relata experimento liderado por Jong Won Yun, da Universidade Daegu, da Coréia do Sul.
O cientista tratou ratos com capsaicina e uma dieta altamente gordurosa durante nove semanas. Comparados a roedores que não recebiam o composto, as cobaias sob ação do princípio ativo da pimenta ganharam 8% menos peso.
Os ratos que recebiam a capsaicina também mostraram alteração nos níveis de proteínas relacionadas à gordura. Como essas moléculas estão relacionadas à quebra de compostos no tecido adiposo do organismo, os cientistas acreditam que elas permitirão elucidar o mecanismo completo de ação da capsaicina. Isso ajudaria a criar novos "alvos" moleculares para eventuais drogas combaterem a obesidade.
Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário