6.07.2010

Olhos não mentem jamais. Revelam até as doenças

Olhos podem revelar doenças
Exame oftalmológico de rotina é capaz de identificar não só defeitos de visão, mas também males como hipertensão, diabetes e anemia
Fazer exames de vista ao menos uma vez por ano pode ser mais benéfico para a saúde do que se imagina. Além de problemas nos olhos, exames oftalmológicos de rotina podem identificar outros distúrbios. Entre eles, hipertensão, diabetes e anemia.

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz, do Instituto Penido Burnier (Campinas,São Paulo), por meio da fundoscopia (exame de fundo de olho) é possível detectar distúrbios oculares e sistêmicos e até mesmo controlar a gravidade de várias doenças.

“O exame é feito com a pupila dilatada e uma lente que aumenta diversas vezes o nervo ótico, retina e vasos. Ele permite controlar a evolução de distúrbios, como hipertensão, diabetes, colesterol, doenças reumáticas e até tumores intracranianos”, afirma Queiroz.

Estudos realizados na Universidade Nacional de Cingapura e nas universidades de Sidnei e Melbourne (Austrália) comprovaram que problemas cardíacos podem ser detectados por meio da observação de danos nos vasos sanguíneos dos olhos.

CONTROLE DA PRESSÃO

Para Queiroz, entretanto, os pacientes que sofrem de hipertensão e diabetes são os que mais precisam frequentar os consultórios oftalmológicos. “No caso da hipertensão, por exemplo, o oftalmologista pode dizer se a doença está avançada, pois a coloração dos vasos da retina indica se a pressão arterial está descontrolada a médio prazo”, explica.

Segundo o especialista, é comum o clínico geral encaminhar diabéticos ao oftalmologista. Pelas informações sobre vasos e artérias oculares contidas no relatório do exame, o clínico pode saber como está funcionando o rim do paciente, além de controlar o nível de glicose, glóbulos vermelhos e de colesterol no sangue.

“As lesões nos olhos dessas pessoas podem demorar cerca de cinco anos para aparecer e devem ser controladas. O exame permite que o médico identifique o melhor tratamento e, por isso, deve ser feito a cada seis meses em diabéticos e hipertensos ”, conclui Queiroz.

SINAIS PREOCUPANTES. CONSULTE UM MÉDICO

PUPILA DILATADA
Pode ser sinal de glaucoma, tumores e doenças nervosasl.

VISÃO DUPLA
Tumor craniano, acidente vascular, trauma, hiperglicemia.

OLHOS SALTADOS
Distúrbios da tireóide.

CEGUEIRA MOMENTÂNEA
Tumor craniano, má circulação no cérebro ou arritmia cardíaca.

VISÃO BORRADA
Sangramento interno dos olhos, inflamações, hipertensão arterial.

OLHO SECO
Disfunções hormonais, menopausa ou Síndrome de Sjogren, uma doença reumática crônica.

TREMOR OCULAR
Estresse ou deficiência de vitamina B.

OLHOS AMARELADOS
Possíveis problemas ligados ao fígado
POR CLARISSA MELLO
O Dia

Nenhum comentário: