6.06.2010

Pedras nos Rins ou nos Ureteres




Cálculos Renais, Nefrolitíase, Urolitíase, Litíase1 Renal

O que são?

Os cálculos são formações endurecidas nos rins3 ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes em urina4 que se tornou muito concentrada.

Eles podem não produzir sintomas5 até que comecem a se mover na direção do ureter6, quando causam dor forte, descrita como "a pior dor já experimentada".

Quais são as causas da formação de pedras nos rins3?

Como causa principal está uma herança genética associada a hábitos de vida pouco saudáveis, como o excesso de ingestão de sódio, de alimentos ricos em proteína animal e uma baixa ingestão de líquidos.

Mas as causas variam e podem ser descritas como:

Volume insuficiente de urina ou urina supersaturada de sais
Grande quantidade de cálcio, fosfatos, oxalatos, cistina ou baixos níveis de citrato na urina
Distúrbios metabólicos do ácido úrico ou das glândulas7 tireóide e paratireóides
História familiar de cálculos renais
Infecções urinárias
Obstrução das vias urinárias
Acidose8 tubular renal
Nefrocalcinose
Doenças do intestino delgado
Alterações anatômicas
Sedentarismo
Obesidade
Osteoporose
Uso crônico de medicamentos como corticóides, diuréticos como a furosemida e indinavir (anti-retroviral)
Cerca de 5% das mulheres e 10% dos homens terão pelo menos um episódio de litíase rena até chegar aos 70 anos de idade. A recorrência é comum e seu risco é maior quando ocorrerem dois ou mais episódios de cálculos renais.


O que sentem as pessoas com pedras nos rins?

Elas podem não ter sintomas5 ou apresentar:

Dor intensa que começa nas costas e irradia para o abdome em direção à região inguinal. É uma dor que se manifesta em cólicas1, ou seja, com um pico de dor intensa seguido de um período de alívio. Em geral, essas crises são acompanhadas por náuseas15 e vômitos
Alteração da cor da urina4 pela presença de sangue. Ela pode se tornar avermelhada ou escurecida, seguida ou não de dificuldade para urinar
Suspensão ou diminuição do fluxo urinário
Sessenta e cinco por cento dos cálculos ureterais são eliminados espontaneamente em quatro semanas, após o início dos sintomas. Aproximadamente de 10 a 20% de todos os cálculos renais necessitam de remoção, que é determinada pela presença de sintomas5 (dor persistente, infecção, obstrução, perda de função), pelo tamanho e pela localização dos cálculos.

Como o médico faz o diagnóstico19?

Além das evidências clínicas e do exame físico, os cálculos renais podem ser diagnosticados por exames de urina, radiografia de abdome, ultrassonografia de abdome, urografia excretora ou tomografia computadorizada.

Quais os tratamentos disponíveis?

Ao contrário do que se recomendava no passado, durante as crises deve ser evitada a ingestão exagerada de líquidos. Líquido em excesso pode aumentar a pressão da urina no rim e, conseqüentemente, aumentar as dores.

Durante as crises, é indicado o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e anti-espasmódicos para aliviar a dor, que é muito forte. Estes medicamentos devem ser prescritos por um médico.

O tratamento pode ser clínico, através de orientações dietéticas e medicamentos e/ou cirúrgico, para remoção do cálculo renal através de cirurgias endoscópicas pelo canal da uretra e também através da litotripsia extracorpórea.

Litotripsia extracorpórea por ondas de choque: bombardeamento das pedras por ondas de choque visando à fragmentação do cálculo, o que torna sua eliminação pela urina4 mais fácil.
Cirurgia percutânea ou endoscópica: por meio do endoscópio e através de pequenos orifícios, o cálculo pode ser retirado dos rins3 após sua fragmentação.
Ureteroscopia: por via endoscópica, permite retirar os cálculos localizados no ureter.
O que posso fazer para evitar pedras nos rins3?

Beba cerca de dois litros de água por dia (30 ml/kg/dia). Essa é a medida mais importante para prevenir cálculos renais.
Controle a ingestão de alimentos ricos em proteína animal, cálcio e sal. Chocolate amargo também deve ser ingerido com moderação.
No passado, a recomendação era de não ingerir derivados do leite. Hoje em dia esta recomendação não é mais válida, pois o excesso de cálcio na urina4 acontece por um defeito genético e não pela ingestão excessiva de cálcio através da alimentação.
A baixa ingestão de cálcio pode aumentar o risco de descalcificação óssea, causando danos à saúde.
Não se automedique, nem faça o próprio diagnóstico. Evite usar medicamentos como corticóides, alguns diuréticos como a furosemida ou antiretrovirais, pois eles podem precipitar a formação de cálculos.
Procure atendimento médico, especialmente se tiver dores intensas nas costas ou no abdome e sinais de sangue1 na urina.
Existem medicamentos específicos para evitar os cálculos. Eles devem ser de uso individual e prescritos somente por um Nefrologista.
Utilize um filtro de papel quando houver a possibilidade de eliminar um cálculo.
A análise de sua composição pode ajudar o médico na escolha do tratamento mais adequado e nas orientações sobre o quê deve ser feito para evitar a formação de um novo cálculo.

Quais são as complicações da nefrolitíase?

Podem ocorrer complicações como:

Obstrução ou infecção do trato urinário
Insuficiência renal aguda precipitada por obstrução em paciente com rim21 único
Obstrução bilateral por cálculo (raramente)

Fontes:
Jornal Brasileiro de Nefrologia
Sociedade Brasileira de Nefrologia


Saiba ainda:
Limonada previne cálculos renais, segundo pesquisa do Comprehensive Kidney Stone Center, na Califórnia
Beber limonada é uma das cinco estratégias para prevenir pedras nos rins1, de acordo com Roger L. Sur, diretor do UC San Diego Comprehensive Kidney Stone Center. Além disso, tomar bastante líquido, reduzir a ingestão de sal, de cálcio e das proteínas2 da dieta também ajuda na prevenção.

Os limões têm uma alta concentração de citrato, um inibidor natural da formação de cálculos renais. É a fruta com maior concentração desta substância. Em estudo recente, o Dr. Roger L. Sur mostrou que tomar o equivalente ao sumo de dois limões dissolvidos em dois litros de água diariamente reduz o índice de formação de cálculo3 renal4 de 1,00 para 0,13 pedra por paciente.

Pessoas que já tiveram pedras nos rins1 têm 50% de chance de apresentar a mesma condição uma segunda vez no intervalo de cinco a dez anos.

Fonte: UCSD (University of California, San Diego) - Comprehensive Kidney Stone Center

QUANDO PEDRAS NOS RINS SE TORNAM UM PROBLEMA ::

Se você alguma vez teve pedras nos rins, sabe quão doloroso isso pode ser. Entretanto, seu médico pode ajudá-lo a livrar-se de suas pedras com segurança e rapidez. O tratamento pode ser feito de acordo com a localização e o tipo de pedra e você ainda poderá adotar medidas para reduzir o risco de pedras futuras.

:: A DOR QUE VOCÊ NUNCA ESQUECERÁ

A maioria das pedras causa dores tão severas que se tornam inesquecíveis. Essas dores podem ocorrer em ondas que se iniciam na parte inferior das costas e se deslocam até sua cintura ou virilha. Você poderá também ter outros sintomas provenientes de pedras nos rins, tais como urina com sangue, queimação durante o ato de urinar, febre ou náuseas. Em alguns casos pedras nos rins “silenciosas” produzem pouco ou nenhum sintoma.

:: TRATANDO SUAS PEDRAS

Você e seu médico trabalharão juntos para estabelecer um plano de tratamento. Seu médico poderá sugerir que você tente expelir sua pedra naturalmente ou que administre o problema através de medicação. Um tratamento especial ou cirurgia podem ajudar a resolver o problema. Você também receberá informações sobre como prevenir, no futuro, o surgimento de pedras nos rins.

:: VOCÊ CORRE O RISCO DE PEDRAS NOS RINS? ::

As pessoas que formam pedras nos rins freqüentemente compartilham certos fatores de risco. Homens de meia idade, por exemplo, possuem uma maior probabilidade de formar pedras do que outras pessoas. Um histórico familiar desse problema também aumenta o risco. Avalie seus fatores de risco marcando “sim” ou “não” às perguntas abaixo.

Você bebe menos que oito copos de água por dia?

Você mora em lugar de clima quente?

Você já teve pedras nos rins antes?

Alguém de sua família teve pedras nos rins?

Você é um homem com idade entre 30 e 50 anos?

Você teve infecção renal recentemente?

Você toma altas doses de suplementos de cálcio ou de vitamina C?

Você freqüentemente bebe ou come produtos dietéticos (alimentos com alto teor de cálcio)?

Você freqüentemente bebe refrigerantes colados ou chá, come

chocolate, espinafre ou amendoim (alimentos com alto teor de oxalato) ?

:: QUAL É O SEU RISCO?

Quanto maior o número de respostas “sim”, maior é o seu risco de formar pedras nos rins. Entretanto, você pode reduzir esse risco e saber mais sobre pedras nos rins e como elas se formam.


:: ENTENDENDO O PROBLEMA DE PEDRAS NOS RINS ::

Seus rins são o filtro químico do seu corpo. Estes órgãos em forma de feijão filtram o seu sangue constantemente e removem dele dejetos e excesso de líquidos. Rins saudáveis conservam o equilíbrio químico que seu corpo precisa, mas algumas vezes certos elementos químicos se formam dentro dos rins e desenvolvem as pedras. Existem vários tipos de pedras. Algumas permanecem nos rins, enquanto outras se deslocam até o trato urinário.

:: RINS SAUDÁVEIS

Pequenos filtros dentro dos rins removem os dejetos de seu sangue e os eliminam através da urina. Após esse trabalho de “limpeza” feito pelos rins, seu sangue volta a circular através de seu corpo.


Seus rins filtram seu sangue e liberam elementos químicos na urina.

:: POR QUE AS PEDRAS NOS RINS SE FORMAM

Os rins formam pedras por várias razões. Por exemplo, se você não bebe o volume de água recomendado não terá urina suficiente para diluir os elementos químicos. Dessa forma, esses elementos químicos formam cristais que podem transformar-se em pedras.

- A perda de líquido (desidratação) pode concentrar a urina e fazer com que aconteça a formação de pedras.

- Certos tipos de alimentos contêm grandes quantidades de elementos químicos que algumas vezes se cristalizam para formar pedras.

- Infecções renais estimulam a formação de pedras nos rins através da diminuição do fluxo ou da mudança do equilíbrio ácido de sua urina.


:: ONDE AS PEDRAS SE FORMAM E SE ALOJAM

As pedras começam a se formar na parte do rim que tem a forma de uma taça (cálice). Algumas permanecem e crescem, como no caso dos cálculos coraliformes. Outras se movem dentro do rim ou se deslocam até o ureter onde se alojam, bloqueiam o fluxo de urina e causam dor.

:: IDENTIFICANDO AS PEDRAS NOS RINS

O tamanho e formato de suas pedras nos rins determinam se estas podem ou não ser expelidas normalmente. Saber a composição das pedras ajuda o seu médico a encontrar sua causa e sugerir o melhor tratamento.

Tamanho

Uma pedra pode ser tão pequena quanto um grão de areia ou tão grande quanto uma bola de golfe. As pedras pequenas são expelidas do corpo quando você urina.


Formato

As pedras pequenas, lisas e redondas podem ser expelidas facilmente. Pedras com pontas freqüentemente se alojam dentro do rim ou do ureter. As pedras coraliformes podem preencher totalmente o rim.

Composição

A maioria das pedras é formada de oxalato de cálcio, que é um composto duro. As pedras formadas de cistina ou ácido úrico ou aquelas que são resultado de infecções são menos densas. As pedras em geral contêm mais de um elemento químico.

:: SINTOMAS

Muitas pedras causam dores repentinas e severas, urina com sangue ou febre. Outras pedras causam náuseas ou um urinar freqüente e com queimação. Os sintomas e tratamentos variam de acordo com o tamanho e localização de suas pedras.

:: AVALIAÇÃO MÉDICA ::

Uma avaliação médica ajuda seu médico a descobrir o que está causando seus sintomas. Seu histórico médico e um exame físico podem revelar sinais da existência de pedras. Os estudos de diagnóstico podem confirmar a presença de uma pedra e sua localização. Testes metabólicos de seu sangue, urina e da pedra, podem também ser efetuados e ajudam seu médico a recomendar o tratamento.


:: HISTÓRICO MÉDICO

Em alguns casos, seus sintomas, fatores de risco e problemas de saúde anteriores podem indicar a existência de pedras nos rins. De posse desses dados, seu médico poderá fazer um diagnóstico imediatamente.
Dor lombar é um sinal comum da existência de pedras nos rins.


- Você tem dores lombares?
- Você tem febre?
- Você já teve pedras antes?
- Algum membro de sua família teve pedras?
- Você toma suplementos alimentares ou antiácidos que contêm cálcio?


:: EXAME FÍSICO

Durante seu exame, o médico verificará se você tem febre ou dores nos lados do corpo. Estes podem ser sinais de uma infecção renal ou bloqueio causado por pedras.


:: TESTES DE DIAGNÓSTICO

Estes testes confirmam o diagnóstico de seu médico e podem detectar uma infecção ou revelar a imagem de uma pedra. Pode ser que você não precise fazer todos os testes aqui relacionados.

Análise de urina: procura a presença de sangue na urina (hematuria) que é um sinal de pedra. A existência de pus (piuria) sugere a presença de uma pedra ou de infecção.

Cultura de urina: pode revelar uma infecção do trato urinário. Os resultados do teste aparecem de 24 a 48 horas após a coleta da amostra de urina.

Testes de sangue: podem confirmar a infecção renal e mostram quaisquer anormalidades na contagem de células brancas em seu sangue.

Raio-X simples do abdome (rim, ureter e bexiga): fornece uma visão de todo o abdômen. O raio-X intravenoso (urografia excretora) usa um corante para localizar sua pedra.

Ultra-sonografia: usa ondas de som para criar uma imagem do rim. Isto ajuda a mostrar as pedras e a revelar bloqueios no trato urinário.

Tomografia computadorizada: tira múltiplas chapas de raios-X do trato urinário. Isto ajuda a localizar e identificar a pedra. Essa tomografia pode ser feita sem o uso de corante, o que torna o exame mais seguro para pacientes que são alérgicos a corantes ou que possuem doenças renais.


:: TESTES METABÓLICOS

Se você tem uma pedra, seu médico poderá pedir um ou mais testes metabólicos. Estes testes podem mostrar o motivo da formação da pedra e que tipo de pedra você poderá formar no futuro. Isto ajuda seu médico a planejar seu programa de tratamento e prevenção.

Filtragem sanguínea: pode mostrar que tipo de pedra você tem. A filtragem mede seus níveis de elementos químicos relacionados com a pedra, tais como o cálcio.

Amostra de urina de 24 horas: mostra os níveis de elementos químicos relacionados com a pedra em sua urina. Você pode coletar toda a sua urina durante o período de 24 horas em um container especial.

Análise da pedra: mostra a estrutura química da pedra, se esta for retirada. Isto pode mostrar a causa de sua formação.

Testes provocativos: mostram como os seus rins lidam com os elementos químicos, tais como o cálcio. O teste monitora sua resposta a dietas com baixos ou altos níveis de cálcio.


:: ADMINISTRANDO AS PEDRAS NOS RINS ::

A maioria das pedras nos rins é do tamanho de uma semente de uva. As pedras desse tamanho são pequenas o suficiente para serem expelidas normalmente. Uma vez que a pedra é expelida, pode ser analisada. Esta abordagem de “esperar para ver” é chamada de terapia de espera. Em alguns casos, seu médico poderá prescrever medicamentos para dissolver as pedras, prevenir seu aparecimento ou ainda para interromper uma infecção. Uma vez controlada a infecção, sua pedra pode ser removida.


:: TERAPIA DE ESPERA

As pedras pequenas podem ser expelidas com a ajuda da terapia de espera. Se a dor se tornar um problema, pergunte ao seu médico acerca de medicamentos contra a dor. Siga as instruções de seu médico sobre a quantidade de água que deverá beber, pois o fato de beber mais água aumenta a quantidade de urina para expelir sua pedra. Certifique-se de coar sua urina e leve ao seu médico quaisquer pedras que forem expelidas, para que sejam analisadas.

Beber bastante água ajuda você a expelir sua pedra. A água também dilui os elementos químicos em sua urina, o que reduz seu risco de formar novas pedras. Seu médico poderá pedir a você que beba 12 copos grandes de água por dia. Evite líquidos que o desidratam, tais como aqueles contendo cafeína ou álcool.

Coar sua urina permite que você colete sua pedra para que seja analisada. Use o coador toda vez que urinar. Coe sua urina durante o tempo recomendado pelo médico. Observe a presença de pontos marrons, dourados ou pretos ou ainda de pequenos seixos. Estes poderão ser pedras dos rins.

Dê seguimento ao programa levando ao seu médico quaisquer pedras que encontrar para que sejam analisadas. O tipo de pedra que você tem irá estabelecer o tipo de programa dietético e preventivo. Você poderá necessitar de mais testes futuramente para assegurar que novas pedras não estão se formando.


:: MEDICAÇÃO

O seu médico poderá receitar medicamentos para pedras causadas por ácido úrico ou por cistina, e você os deverá tomar durante o resto de sua vida. Apesar dos medicamentos não serem capazes de dissolver as pedras de oxalato de cálcio, eles podem, com freqüência, evitar que elas apareçam. Se você tiver uma pedra causada por infecção, seu médico poderá receitar antibióticos, que deverão ser tomados antes e após a remoção da pedra.


As pedras causadas por ácido úrico são causadas pelo excesso de ácido úrico em sua urina. Esta condição pode ser agravada por uma dieta rica em carnes. O alopurinol reduz o ácido úrico e a pedra poderá ser dissolvida pelo bicarbonato, citrato de potássio ou outra droga similar.

As pedras causadas por cistina são causadas pelo excesso de cistina (um aminoácido) em sua urina. Esta condição é incomum e hereditária. A penicilamina ou tioprinina reduzem a cistina e o bicarbonato, citrato de potássio ou outra droga similar dissolve as pedras causadas por cistina.

As pedras causadas por infecção são causadas por infecções na bexiga ou no rim e podem mudar o equilíbrio químico de sua urina. Os antibióticos controlam a infecção e podem inibir o crescimento da pedra, que pode então ser removida.


:: ESWL (Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque) TRATAMENTO::

Algumas vezes uma pedra no rim não consegue ser expelida naturalmente ou não pode ser dissolvida através do uso de medicamentos. Nesses casos, o ESWL (sigla em inglês que significa Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque) pode ser um bom tratamento. Este procedimento não-invasivo pode quebrar a pedra por meio de ondas de choque. O objetivo do tratamento é de fragmentar a pedra em partículas do tamanho de grãos de areia, que podem ser facilmente expelidas através do trato urinário. Algumas vezes, o tratamento com ESWL não consegue quebrar pedras muito duras.


:: ESWL (Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque)

O ESWL é chamado de Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque. Existem vários tipos de ESWL, mas todos seguem o mesmo princípio. Você se deita em uma mesa e um colchão de água o toca lateralmente ou por debaixo. A seguir, uma rápida série de ondas de choque de alta intensidade parte lateralmente ou debaixo de você e passa através do colchão ou “bolha” de água e do seu corpo, chegando até a pedra. O objetivo é quebrar a pedra e transformá-la em areia. Na maioria dos casos este procedimento não machuca o paciente.


O procedimento ESWL usa ondas de choque enviadas lateralmente ou debaixo do paciente a fim de quebrar pedras maiores.

As ondas de choque emitidas por uma fonte de energia chegam
até a sua pedra e a quebram.

O calculo é fragmentado após vários disparos de ondas de choque.


:: SUA EXPERIÊNCIA COM O TRATAMENTO

O procedimento Litotripsia acontece em nossa clinica – UROCLINICA. O procedimento de ESWL não requer internação. Você poderá precisar de outro procedimento antes do ESWL. Em alguns casos, um cateter ureteral, um tubo de plástico flexível que auxilia a drenagem da urina, poderá ser introduzido no ureter. O procedimento com ESWL leva aproximadamente uma hora e na maioria dos casos não há necessidade de anestesia. Entretanto, você poderá ser sedado para ajudá-lo a relaxar.


:: SUA RECUPERAÇÃO

A maioria dos pacientes é liberada após o procedimento. Você poderá notar a presença de sangue em sua urina por alguns dias.

:: CONTROLE APÓS O PROCEDIMENTO

O seu médico poderá pedir a você que coe sua urina por vários dias ou semanas após o procedimento com ESWL. Muitos pacientes ficam livres das pedras dentro de três meses, mas alguns precisam de mais tratamento com ESWL ou de procedimentos invasivos para se livrarem das pedras remanescentes. Testes de controle tais como RX ou ultra-som serão provavelmente efetuados.


:: ENTRE EM CONTATO COM SEU MÉDICO SE:

-Tiver febre acima de 37 º

-Sentir dores fortes no lado do corpo e que não podem ser aliviadas com analgésicos.

-Tiver problemas quando urinar.

-Sangrar profusamente em sua urina após o procedimento com ESWL.

-Sentir náuseas constantes.

:: PROCEDIMENTOS E CIRURGIA ::

Em alguns casos, um procedimento ou cirurgia (tratamento invasivo) é necessário. Estes poderão ser feitos antes, após ou em lugar de outros tratamentos. Se você precisar de um procedimento invasivo, seu médico discutirá com você os riscos e as complicações desse procedimento, lhe explicará como se preparar e sobre a anestesia que o manterá sem dor durante o tratamento. O controle pós-operatório incluirá um programa para a redução do risco de pedras futuras. Certifique-se de consultar seu médico da maneira que lhe for pedida.


:: REMOÇÃO ATRAVÉS DO URETER

A remoção de pedras através da ureteroscopia é um procedimento que extrai uma pequena pedra em seu ureter sem a necessidade de incisão. Seu médico coloca um ureteroscópio em seu ureter e logo após remove a pedra através do uso de uma cesta de arame inserida através do ureteroscópio. Algumas vezes, um laser ou um aparelho mecânico são usados para quebrar a pedra. Um tubo flexível poderá ser deixado por pouco tempo em seu ureter a fim de drenar a urina.

O ureteroscópio permite que seu médico veja sua pedra antes de removê-la.
A pedra pode ser fragmentada. Logo após é removida ou expelida.
:: LITOTRIPSIA COM INCISÃO - PERCUTÂNEA

A litotripsia percutânea remove pedras maiores através de uma pequena incisão no lado do seu corpo. Seu médico coloca um aparelho endoscópico através da incisão para localizar a pedra, que é então quebrada por meio de outro aparelho especial, se for necessário, antes de ser removida. Depois disso, seu médico deixará um pequeno dreno em sua incisão para levar a urina para longe do rim.

Um instrumento inserido através do aparelho de endoscopia quebra a pedra.
Pedaços da pedra são removidos ou sugados através da incisão.


:: CIRURGIA ABERTA

A cirurgia aberta remove pedras muito grandes ou alojadas em lugares de difícil acesso. Para esta cirurgia, seu médico faz uma incisão no lado do seu corpo. Seu rim ou ureter são abertos e a pedra é removida. Após isso, o rim é suturado e fechado. Um dreno é deixado próximo à incisão para levar a urina para longe do corte. Esse dreno é removido mais tarde.

O rim é aberto e a pedra é localizada e removida.
Um dreno é deixado perto do rim a fim de levar a urina para longe do corte.


:: ENTRE EM CONTATO COM SEU MÉDICO SE:

-Tiver dores repentinas ou no lado de seu corpo.

-Tiver febre superior a 37º.

-Sentir náuseas por vários dias.

-Sangrar profusamente ao urinar.

-Sangrar profusamente através de seu tubo de drenagem.

-Tiver inchaço ou vermelhão em torno da incisão.

:: SUA RECUPERAÇÃO APÓS A REMOÇÃO DE PEDRA ATRAVÉS DA URETEROSCOPIA

Este é um procedimento que requer breve internação. Por alguns dias após a cirurgia, você poderá sentir algumas dores quando urinar, necessitará urinar com mais freqüência ou notará sangue em sua urina. Um cateter ureteral poderá ser colocado em você. Este é um tubo flexível que evita o bloqueio causado pelo inchaço após o procedimento. O cateter é removido dentro de poucos dias após o desaparecimento do inchaço. Siga as instruções para verificar a existência de novas pedras.


:: SUA RECUPERAÇÃO APÓS A LITOTRIPSIA PERCUTÂNEA

Você poderá passar de 1 a 3 dias no hospital. O tubo colocado no lado de seu corpo será removido durante ou logo após o seu internamento. Uma nova consulta dentro de três meses irá assegurar que a sua pedra desapareceu. Consultas posteriores ajudarão seu médico a descobrir novas pedras, se houverem.


:: SUA RECUPERAÇÃO APÓS CIRURGIA ABERTA

Você poderá passar até 7 dias no hospital. O dreno em sua incisão será removido antes de sua alta. Você precisará cerca de seis semanas para uma recuperação completa. Consultas posteriores ajudarão seu médico a descobrir novas pedras e poderão evitar futuras cirurgias.


:: PREVENÇÃO PARA A VIDA INTEIRA

Se você teve pedras nos rins, poderá se preocupar que isso possa acontecer novamente. A remoção ou o fato de expelir uma pedra não quer dizer que novas pedras não venham a aparecer. Entretanto, com a ajuda do seu médico você pode reduzir o risco da formação de novas pedras. Pergunte ao seu médico quanta água você deverá beber por dia. Você poderá também ter que fazer mudanças simples em sua dieta, tomar remédios e agendar consultas posteriores com seu médico a fim de detectar novas pedras.


:: BEBER MUITA ÁGUA

A melhor maneira de reduzir o risco de pedras no futuro é beber muita água. Dependendo de sua saúde, o seu médico poderá pedir a você que beba 12 copos de água diariamente. Beba dois copos com cada refeição e dois copos entre elas. Tente manter uma jarra de água próxima a você durante o dia e a noite.


:: SIGA A DIETA QUE LHE FOI RECOMENDADA

Seu médico lhe dirá quais alimentos contêm os elementos químicos que você deverá evitar. Seu médico poderá também sugerir que você converse com um nutricionista, pois este poderá ajudá-lo a planejar refeições que serão de seu agrado e não o colocarão em risco de formar pedras no futuro.


:: LIMITE A INGESTÃO DE CERTOS ALIMENTOS

As mudanças dietéticas dependem do tipo de pedra que você teve. Seu médico lhe dirá que tipos de alimentos você deverá limitar.

Para pedras de oxalato de cálcio: limite a ingestão de alimentos com altos teores de cálcio (laticínios) e suplementos de cálcio ou de vitamina C. Limite também a ingestão de alimentos com altos teores de oxalato tais como bebidas coladas, chá, chocolate e amendoim.

Para pedras de ácido úrico: limite alimentos com altos teores de purina tais como anchovas, aves e miúdos de carne. Estes alimentos aumentam a produção de ácido úrico.

Para pedras cistinas: limite a ingestão de alimentos com altos teores de metionina (o mais comum é a carne de peixe). Estes alimentos aumentam a produção de cistina.


:: TOME REMÉDIOS SE FOR NECESSÁRIO

Certos medicamentos, incluindo vitaminas e minerais, podem ser receitados para certos tipos de pedras. Será aconselhável que você escreva sua dosagem e horário da medicação em um calendário. Alguns medicamentos diminuem a quantidade de elementos químicos formadores de pedras no sangue, outros ajudam a evitar que esses elementos químicos se cristalizem na urina e outros ajudam a manter um equilíbrio ácido normal em sua urina.


:: CONSULTE SEU MÉDICO REGULARMENTE

Consultas regulares ao seu médico o ajudarão a detectar novas pedras com antecedência. Essas consultas também ajudarão a verificar se você está livre do problema anterior. Os testes de controle poderão incluir análise de urina, testes de sangue e exames de imagem. É recomendado que você consulte seu médico cada três meses ou uma vez por ano, durante o resto de sua vida.

:: LEVANDO SUA VIDA

Você poderá tornar a dor proveniente de pedras nos rins uma coisa do passado. Você e seu médico formarão uma equipe que escolherá o melhor tratamento e tratará de reduzir o risco de formação de novas pedras. Dessa forma, você poderá voltar a desfrutar de sua vida.

Nenhum comentário: