6.10.2010

Diferenças entre Chefe Lider e Chefe não Lider. (OS 12 MANDAMENTOS DO LÍDER)



Identifique nas expressões abaixo qual é a ação do Chefe Líder e qual é a ação do Chefe não Líder:

-Trata seus funcionários com respeito.
-Trata seus funcionários como simples executores de tarefas.

-Diz: “Fomos nós que erramos”, assumindo também a responsabilidade quando tem participação no erro.
-Diz: “Foi fulano quem errou”, nunca assumindo responsabilidade pela sua participação.

-Manda o funcionário executar a tarefa.
-Manda o funcionário executar a tarefa, dando as informações necessárias e apoio nas dificuldades.

-Chama sua equipe e mostra o caminho certo para executar a tarefa.
-Não orienta, apenas exige a execução da tarefa corretamente.

-Se um funcionário chegou atrasado diz: "o regulamento interno não permite..."
-Procura saber as razões do atraso e dá conselhos para o funcionário, verificando quando existe culpa.

-Faz das relações humanas um mágico poder.
-Pouco se importa com os problemas de sua equipe.

-Faz do trabalho um sacrifício.
-Faz do trabalho um prazer.

-Ouve sugestões e compreende pontos de vista diferentes dos seus. Aceita idéias úteis vindas da equipe.
-É fechado e não aceita idéias da sua equipe.

-Sabe reconhecer um trabalho bem efeito, elogiando sua equipe. Também faz críticas quando encontra erros.
-Está sempre criticando o trabalho e mostrando sua insatisfação.

-Apoia o funcionário quando este tem razão, inclusive defendendo-o junto aos seus superiores.
-Concorda com seus superiores, mesmo sendo injusto e prejudicando os seus funcionários.

-Trata todos os funcionários com igualdade, independente das qualidades e deficiências de cada um.
-Trata os funcionários de acordo com merecimento de cada um, recompensando e punindo com justiça.

-É honesto e sincero, inspirando confiança, dando as informações necessárias e guardando para si apenas os assuntos confidenciais.
-Manipula os funcionários usando mentiras e escondendo informações de interesse da equipe.

-Fala em NÓS.
-Fala em EU.

Fonte:RH Portal


OS 12 MANDAMENTOS DO LÍDER

1. RESPEITE O SER HUMANO E CREIA NAS SUAS POSSIBILIDADES, QUE SÃO IMENSAS

2. CONFIE NA CAPACIDADE DA EQUIPE

3. ELOGIE EM PÚBLICO E CRITIQUE EM PARTICULAR

4. DÊ SEMPRE O EXEMPLO

5. PROCURE SEMPRE A COOPERAÇÃO, AO INVÉS DE DAR ORDENS

6. DELEGUE TUDO QUE FOR POSSÍVEL

7. TENHA SEMPRE UMA ATITUDE POSITIVA

8. DÊ OPORTUNIDADE AOS OUTROS DE CRESCEREM

9. CONSULTE A EQUIPE ANTES DE TOMAR UMA DECISÃO IMPORTANTE NA QUAL ELA ESTÁ ENVOLVIDA

10. NÃO TOME PARTIDO NAS DISCUSSÕES, AO PRESIDIR UMA REUNIÃO

11. ESTEJA SEMPRE JUNTO DO PESSOAL, AO INVÉS DE ISOLAR-SE

12. ACEITE E COLOQUE EM PRÁTICA AS IDÉIAS DA EQUIPE

Extraído do livro Explosão de Idéias de Ernesto Berg.

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