SÃO PAULO - Por um lado, o setor de franquias é um dos que mais crescem no País. Faturou R$ 63 bilhões em 2009, cresceu 14,7% em relação ao ano anterior e, segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), projeta-se um aumento de 18% do faturamento em 2010. Por outro lado, as classes C e D ascendem com grande potencial de consumo e também de investimento. A soma gera uma nova subdivisão do setor, a das microfranquias, com investimentos baixos, entre R$ 20 mil e R$ 50 mil, e que prometem ser um dos destaques da 19ª ABF Franchising Expo 2010, a maior feira de negócios do setor da América Latina.
Realizada pela ABF com organização da Brazil Trade Shows (BTS), a feira, que acontece no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, começa hoje com expectativas de quebrar todos os recordes da edição anterior. Até sábado, 12, quando termina, são esperados 42 mil visitantes para gerar R$ 99 milhões em oportunidades de negócios, provenientes dos 330 expositores participantes.
De olho nesse filão de mercado, a Caixa Econômica Federal participa como patrocinadora e banco parceiro, oferecendo o programa Caixa Franquias, uma linha de soluções em produtos e serviços para o franqueador, franqueado ou mesmo candidato a franqueado, desenvolvido em parceria com a ABF e com o Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio (MDIC).
Opostas
A ABF Franchising Expo é a segunda maior "vitrine" de oportunidades de negócios em mais de 60 segmentos do setor, entre produtos e serviços, ficando atrás somente da Feira de Paris, na França, segundo Camargo. Por esta razão, espera-se a visita de investidores não só de ponta a ponta do Brasil, mas de toda a América Latina, além de asiáticos e europeus. "A feira é o local ideal para o empreendedor conhecer mais sobre o sistema de franquias, pesquisar oportunidades de negócios, e comparar ofertas, para, então, decidir onde e quanto deseja investir para ingressar no mundo do franchising", afirma Ricardo Bomeny, presidente da ABF.
Para este ano, a grande aposta da feira são as microfranquias. "As microfranquias sem dúvida serão destaque na exposição", afirma Camargo, referindo-se aos negócios que exigem investimento máximo de até R$ 50 mil. Para o executivo, a exploração de novas cidades deverá acelerar a abertura de negócios com custos mais acessíveis. Segundo ele, as franquias de serviços são as que oferecem oportunidades nessa faixa de investimento.
O Grupo Zaiom, franqueadora líder no Brasil no segmento de franquias home based e de baixo investimento, trabalha com cinco marcas pioneiras em mercados de grande crescimento, todas com investimento máximo de R$ 20 mil. O grupo lançará na feira duas novas operações, a Dog Relax, primeira franquia de passeios e cuidados de cães VIP, e a Dr. Jardim, a primeira franquia brasileira de manutenção de jardins e piscinas. Destacam-se também as microfranquias Costura do Futuro, Franquia Paraná Crédito e a Mais Cursos Interativos.
Algumas empresas consolidadas, que aderiram recentemente ao sistema de franquia como estratégia de crescimento, participam pela primeira vez. Entre elas, destacam-se Marisol, Havaianas, Telefônica e Ortobom. Há também redes novas no mercado de franquias e que veem no evento uma excelente oportunidade para apresentar seu plano de expansão. É o caso da Lavasecco e da IGA, do setor de limpeza e conservação, Lego Educations, em educação, YOI! Rolls & Temaki, do setor de alimentação, Extrato da Terra, do ramo de beleza e Evidence, de decoração.
Projeções
Segundo dados da associação, o número de unidades, tanto em pontos-de-venda de serviços como de produtos, saltou de 71.954 para 79.988, um aumento de 11%. Essa expansão resultou na abertura de 72 mil novos postos de trabalho. Em faturamento, o segmento de franquia que mais cresceu em 2009 foi o de Acessórios Pessoais e Calçados, registrando 41,2% de aumento em relação ao ano anterior. Em segundo lugar está o setor de Vestuário, com 37,5% de aumento no faturamento, seguido pelo setor de Informática e Eletrônicos, com crescimento de 28,9%, em relação a 2008. O setor de Alimentação manteve seu ritmo de crescimento, com 21,8%. Acompanhando esse crescimento, só no primeiro quadrimestre deste ano, a Caixa assinou convênio com 55 redes de franquias, o que resultou na contratação de R$ 133,8 milhões em crédito, representando alta de 22,35% ante o mesmo período em 2009. O Grupo Microlins, a rede de cursos profissionalizantes do Brasil, com 730 unidades divididas entre suas quatro marcas, pretende potencializar as bandeiras Instituto da Costura e Ideal Cursos Profissionalizantes.
Com o aquecimento da economia brasileira e o fortalecimento das classes C e D, este segmento educacional tem se valorizado cada vez mais. "São pessoas que também investem em educação para continuar se desenvolvendo. Adotamos um novo posicionamento de negócios para atender às necessidades desse público", diz José Carlos Semenzato, presidente do Grupo Microlins.
Segundo Júlio Volponi, diretor de expansão da empresa, aqueles que investirem nestas bandeiras entrarão em um negócio rentável e de rápido retorno, pois são segmentos que ainda apresentam baixa concorrência no país. "Antes de lançarmos um novo produto, realizamos um intenso trabalho de pesquisa de mercado para garantir que será um negócio pioneiro e inovador".
O Instituto Embelleze é a marca do grupo que mais cresceu nos últimos cinco anos: 213%. Atualmente a empresa está com 230 unidades.
Fonte: DCI
Por: Viviane Ávila
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