6.06.2010

Parada Gay em São Paulo

Parada Gay lota a avenida Paulista, em São Paulo; movimento defende a criminalização da homofobia

Neste domingo ensolarado, milhares de pessoas lotam a avenida Paulista, no centro de São Paulo, para a comemoração da 14ª edição da Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). De acordo com estimativas da organização do evento, cerca de 3 milhões de pessoas devem participar da festa.

Os termômetros marcam 19ºC na sombra e 25ºC debaixo do sol, por isso, o visual das pessoas que participam do evento tem um grande contraste. Enquanto alguns curtem a festa sem camisa, outros estão com casaco e cachecol.

Ao som dos trios elétricos, o público dança famosos hits de musas dos homossexuais, como no sexto carro que toca músicas de Lady Gaga e Madonna. Esse é o trio elétrico da drag queen Salete Campari, que é patrocinado por uma marca de camisinhas e traz o apresentador Leão Lobo e a ex-prefeita Marta Suplicy.

O carro dos "Ursos e Idosos" é um dos que mais chama atenção na avenida e leva os gays mais gordinhos e peludos, chamados carinhosamente de ursinhos.

Com uma faixa que traz os dizeres "Idosos gays também são muitos gostosos", o carro tem uma bandeira do arco-íris, símbolo do movimento, e uma pata de urso. Ao contrário dos outros trios, os destaques estão todos vestidos e os mais novos usam uma peruca prateada para homenagear os idosos.


A caminhada que começou na avenida Paulista, passará pela rua da Consolação e termina na praça Roosevelt. A concentração começou às 12h e o término está previsto para as 20h.

Cerca de 1.400 homens das polícias Militar e Civil fazem a segurança do evento. A Guarda Civil Metropolitana disponibilizou outros 700 agentes. Durante o percurso, há 900 banheiros químicos espalhados, 70 deles adaptados para deficientes físicos.

Os vendedores ambulantes de bebida e comida estão proibidos. A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do programa de DST/Aids, convocou mais de 200 pessoas, entre técnicos e agentes de prevenção, para distribuir preservativos e divulgar os serviços especializados de atendimento da cidade de São Paulo.

A parada gay de São Paulo é considerada a maior do mundo. O evento é realizado pela Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, uma organização fundada em 1999.
RICARDO WESTIN
Folha

Nenhum comentário: