Invista a partir de R$ 5 mil
LUCIELE VELLUTO
Baixar os custos de um ponto comercial, diminuir os gastos fixos com
luz e água, não ficar mais preso a um espaço e empreender sem esperar
que o consumidor venha até a empresa. A nova modalidade de franquia
móvel inverteu essa lógica e agora são os produtos e serviços que vão
até os seus clientes.
O mercado de franquias pegou carona em um modelo já bastante usado
pelo comércio com os vendedores porta a porta: colocou as lojas sobre
rodas e agora oferece oportunidades de negócios de baixo custo, a partir
de R$ 5 mil, para quem deseja empreender.
“Para a formatação de franchising é uma novidade, mas não sabemos
dizer se é uma tendência, pois ainda é muito recente. Porém, é um modelo
que apresenta vantagens, inclusive, pelo cenário que vivemos. Com o
crescimento do mercado imobiliário, estamos com escassez de pontos
comerciais e, quando há, o preço é muito elevado”, comenta Maria
Cristina Franco, vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising
(ABF).
Uma das empresas do setor de franquias que apostam nesse modelo é o
Shopping das Franquias, que colocou neste ano no mercado três franquias
móveis: a cafeteria Tostare Café, a temakeria Click Sushi e escola de
culinária para crianças Mini Chefs.
“Além dos pontos comerciais estarem cada vez mais caros, o
empreendedor ainda gasta com adequação do ponto, reformas, contratações
de pessoal e tudo mais. No caso da franquia móvel, o investimento é
menor, com início da atividade mais rápido do que para um ponto fixo”,
explica Luis Renato Bischoff, diretor da Shopping das Franquias.
O conceito das franquias móveis é ser um home service e não um
vendedor ambulante comum. “Ele não vai ficar parado na rua, no meio fio.
Vai atender diretamente a locais específicos, como festas, eventos,
comércio, entre outros”, explica Bischoff.
Para atuar no setor, o diretor das franquias explica que o franqueado
precisa ter um perfil específico, muito próximo de um vendedor
autônomo. Como é preciso ir atrás dos clientes, o empreendedor precisará
criar uma agenda de empresas e clientes que possa atender, ter veículo
próprio e vender o seu serviço e produtos.
Um dos franqueados interessados nesse modelo foi Eduardo Mendes
Cirino, que queria montar uma cafeteria e optou pelo modelo móvel por
causa dos custos menores. “O ponto físico é muito caro. Tem aluguel,
decoração.”
Como é o único da capital, Cirino tem diversificado seus clientes e
já conseguiu atender concessionária de veículos, plantão de vendas de
imóveis e até evento esportivo. “Era uma corrida, e os meus clientes
eram os familiares que acompanhavam os atletas. Foi uma boa
experiência”, diz ele, que trabalha sozinho no utilitário adaptado e
leva um ajudante quando os eventos são maiores.
Para Cirino, a vantagem está na flexibilidade do horário de trabalho.
“Atendo durante a manhã, alguns pontos depois do almoço e final de
tarde. Nos intervalos corro atrás de novos clientes e eventos. E
descanso às segundas-feiras”, conta. Na área de prestação de serviços, o
Grupo MultiFranquias desenvolveu dois empreendimentos para quem quer
investir: o centro de estética automotiva delivery Auto Spa Express e o
serviço de depilação a laser Light Depil.
Para essas duas franquias móveis, não há nem o formato de veículo.
Para o Auto Spa, há franqueados que usam motos e até bicicletas
elétricas para atender clientes. No caso do Light Depil, o aparelho cabe
numa mala, o que permite ao franqueado se deslocar para atendimento
como preferir.
O centro de estética automotiva delivery embarcou na tendência de
sustentabilidade, segundo a gerente de franquias Daniella Donadelli.
“Com a lavagem a seco, o gasto com água é reduzido de 300 litros para
250 ml. É algo que tem crescido muito. Em Brasília, por exemplo, não vai
ter mais lava-rápido convencional, o que tem aumentado os nosso
negócios”, diz.
Os negócios do Grupo MultiFranquias são microfranquias de baixo custo
de investimento voltadas para Microempreendedores Individuais (MEI).
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