8.28.2011

TEMPO SECO AUMENTA RISCOS DE INFECÇÃO

faixa_saude.png
Tempo seco aumenta riscos de infecção
A umidade do ar está abaixo do índice considerado saudável. Atenção!

Na maioria dos estados brasileiros, a umidade do ar está abaixo do índice considerado saudável, que é entre 50 e 60%, o que traz diversos tipos de problema para a nossa saúde, dentre eles, as infecções. De acordo com a Sociedade Paulista de Infectologia (SPI) a melhor maneira de prevenir as doenças é a constante ingestão de líquido.
Em casa, no trabalho, na rua, seja qual for o local, a sensação de clima seco incomoda jovens, crianças, adultos e idosos. A poeira, que se intensifica com a escassez das chuvas nesta época do ano, pode provocar doenças alérgicas e infecciosas, principalmente das vias aéreas superiores, como: bronquites, sinusites, faringites, amigdalites e pneumonias.
“O segredo é manter o corpo hidratado e aumentar a ingestão de água, sucos e sopas. Umidificar o ambiente é uma excelente estratégia para evitar o espasmo dos brônquios durante a noite. É importante também manter a pele hidratada, por meio de cremes, e evitar banhos com água muito quente”, explica o infectologista Mauro Salles.
 Crianças e idosos merecem atenção especial na época de clima seco. Mauro Salles esclarece: “esses públicos estão mais suscetíveis ao aparecimento de alergias de pele, bronquite de repetição e faringites. Além da hidratação, o ideal é evitar a exposição solar entre 10h e 16h, medida eficaz para reduzir desidratação e alergias”,

Nenhum comentário: